Portuguese
ptenes
Blog

Investir em tecnologia nos condomínios é realmente necessário?

Segunda, 27 Março 2023 Segunda, 27 Março 2023
Compartilhe

Falar em tecnologia nos condomínios é tratar também de funcionalidades que otimizam tarefas da administração, potencializam o bem-estar dos usuários e contribuem para o barramento de eventos potencialmente suspeitos. 

De maneira geral, os avanços tecnológicos permitem a criação de ferramentas capazes de lidar com os desafiadores e sofisticados crimes contra a integridade de bens e pessoas, além de contribuírem também para a dinamicidade das gestões de condomínios e de suas rotinas. 

Ou seja, investir em tecnologia nos condomínios desonera tanto a administração e suas atividades burocráticas, como dá ao usuário mais comodidade e segurança. 

Veja abaixo motivos que comprovam que optar por modelos tradicionais de segurança e rotina para condomínios não é mais viável em 2023. 

Benefícios de uma gestão com tecnologia para condomínios. 

A tecnologia é a principal aliada para condomínios que desejam melhorar a segurança e a experiência do usuário, tais como:: 

  1. Através de softwares próprios, há a otimização da gestão e redução de falhas administrativas humanas - consequentemente, há também redução de gastos desnecessários para correção desses erros.
  2. Potencializa as soluções e políticas de segurança.
  3. Dá mais autonomia para os usuários, principalmente, por meio de funcionalidades ligadas ao controle de acesso, armários inteligentes, entre outras.
  4. Torna a rotina dos condomínios mais dinâmica e com contato em tempo real entre usuários, gestores, funcionários e equipes de segurança.
  5.  Promove comodidade através de soluções como controle de acesso via smartphone.
  6. Auxilia empresas de segurança eletrônica na retenção de clientes

Principais usos da tecnologia nos condomínios 

Apostar no poder da tecnologia para potencializar a segurança e a gestão dos condomínios parece uma saída natural em 2023. 

Mas, se você ainda tem dúvida se essa é uma combinação de sucesso, veja abaixo alguns usos de tecnologia nos condomínios que tornam a dinâmica, rotina e administração desses espaços mais saudável, segura e rentável.

1) Condomínio 5.0

O modelo de gestão chamado de Condomínio Inteligente, ou Condomínio 5.0, é uma aposta dos setores de segurança e imobiliário, prometendo conforto, praticidade, além de posicionar os condôminos como agentes protagonistas de suas residências ou locais de trabalho.  

As tendências de condomínios inteligentes superam a simples implementação tecnológica e oferecem, além de segurança, mais comodidade e experiências positivas a quem utiliza os espaços residenciais ou empresariais desses empreendimentos. 

Para 2023 e para os anos seguintes, o setor imobiliário vislumbra uma maior integração entre demandas humanas e soluções pautadas no desenvolvimento da tecnologia. 

A exemplo disso, um estudo da empresa de consultoria McKinsey, mencionado no relatório do BNDES, indica que a IoT (internet das coisas) deve movimentar no Brasil aproximadamente US$ 200 bilhões até 2025. 

A terminologia "5.0" é guiada pelos bancos de dados, algoritmos inteligentes, inteligência artificial e por tecnologias que permitem, cada vez mais, uma integração da vida em nuvem com a vida offline. 

Por meio da utilização de softwares integrados aos equipamentos de segurança eletrônica como biometria, reconhecimento facial, a própria portaria virtual, entre outras capacidades, dá ao condômino, seja ele de um grupo doméstico ou pertencente a alguma empresa, a opção de ser corresponsável pela sua segurança. 

Em linhas gerais, o condomínio inteligente é o modelo de gestão que utiliza a tecnologia para guiar a maior parte de suas funcionalidades e ações, desde segurança ao entretenimento e conforto. 

2) Armários Inteligentes 

Essa é uma das integrações de tecnologia em condomínio que visa superar diversos entraves que surgiram com as novas configurações sociais. 

Com a popularização das compras online, as correspondências/encomendas passaram a fazer parte da vida de muitas pessoas. 

Por isso, soluções que contemplam algumas situações advindas desse cenário, como as dificuldades na hora da entrega quando há ausência de um responsável para recebê-las, por exemplo, ganham a simpatia do mercado e dos moradores/colaboradores dos condomínios.

Neste sentido, os armários inteligentes são uma solução desenvolvida para automação dos serviços de gestão de encomendas em portarias, que garantem a redução dos riscos de perdas e extravios, além de aumentarem a valorização do imóvel.

Para implementar essa tendência em algum empreendimento, é importante contar com empresas que já conheçam o mercado e possuam ferramentas específicas para esse serviço. 

A Armários Inteligentes fabrica os lockers disponibilizados no aplicativo da SCOND, além disso há também a opção de Caixa de Correio Inteligente para armazenamento de encomendas com segurança

Com essa solução:

  • As encomendas podem ser depositadas e armazenadas no locker em qualquer horário do dia, conforme a disponibilidade do condomínio e de forma 100% automatizada e segura.
  • A partir da finalização do processo de entrega, o condômino recebe automaticamente uma notificação por mensagem ou e-mail lhe informando o código para retirada.
  • O condômino tem a liberdade de escolher qual é o melhor horário para retirar sua encomenda.
  • O gestor do locker tem controle total sobre a taxa de ocupação, limites de tempo de guarda, logs e registros de acesso.

3) Reconhecimento facial e biometria vascular 

A biometria digital já é bem difundida no Brasil, principalmente, no segmento de controle de acesso.

Como é característico das tecnologias, esse recurso passou por evoluções e avançou da biometria digital para a biometria vascular. Neste último modelo o formato das veias é captado através do princípio da transmitância na imagem, um processo de diferença de absorção de feixes do espectro de infravermelho (NIR – Near Infrarred e FIR – FarInfrarred), similar ao utilizado pelas câmeras de CFTV para visualização em ambientes sem-luz visível.

A biometria vascular não pretende substituir plenamente a biometria digital, devido ao custo, sobretudo, das tecnologias de baixa qualidade (alto índice de falso positivo/negativo), mas é um importante ativo do segmento para os próximos anos.

Outro avanço tecnológico que tem se popularizado no Brasil e no mundo, especialmente com os desdobramentos da Covid-19, é a Biometria Facial. Nela o usuário realiza o seu cadastro no aplicativo da SCOND por meio do envio de uma foto e, a partir disso, ao acessar um condomínio, por exemplo, o sistema compara a pessoa com a foto enviada pelo usuário. 

4) Portaria Autônoma, Remota e Híbrida 

Empresas de segurança normalmente oferecem os serviços de controle de acesso, portaria autônoma, portaria remota, portaria híbrida, vigilância por meio de câmeras, prontidão para o atendimento de eventos suspeitos, back-up de imagens para posteriores análises caso seja necessário, botão de pânico, entre outras opções.

Observando as demandas por trás de cada empreendimento, é mais simples indicar qual a melhor dessas três soluções para os clientes. 

  • A portaria autônoma é a que conecta a portaria diretamente ao condômino com menores custos de implementação e manutenção
  • A portaria remota é o controle de acesso realizado, normalmente, por central de monitoramento especializada, à distância.
  • Já a híbrida pode mesclar portaria autônoma e humana, portaria autônoma e remota ou portaria remota e humana. 

5) Coleta, tratamento de dados, business inteligence e conformidade legal 

Há algum tempo os dados também fazem parte dos ativos importantes da segurança eletrônica. 

Por isso, saber como tratá-los, garantindo a adequação à LGPD é essencial. Além disso, diversos insights e oportunidades podem surgir a partir de uma análise criteriosa dos dados dos clientes e mercado. 

Para todos esses casos já existem softwares capazes de interpretar tais informações e também de garantir a conformidade legal. 

O BI, Business Intelligence, da SCOND, por exemplo, é a solução perfeita para empresas de portaria remota, virtual, eletrônica ou autônoma.

Por meio dela você tem acesso a um dashboard que indica:

  • tempo que seus operadores levam para atender os eventos de interfone;
  • quantos eventos de interfones a sua empresa atendeu nas últimas 12 horas;
  • quais clientes demandam mais atendimentos para a sua operação;
  • quais são os seus melhores operadores;
  • quais os picos de atendimentos durante o dia, semana e mês;
  • quantas previsões de visitas estão sendo feitas, diminuindo o número de atendimentos;
  • se a sua empresa está entre a média nacional de atendimento.

6) Drones

As câmeras tradicionais de segurança estão ficando para trás. Prova disso é que uma das principais tendências de gestão e novas tecnologias para este segmento é a utilização de imagens captadas via drone.

O equipamento é capaz de cobrir grandes áreas e, normalmente, é integrado aos demais sistemas, para auxiliar rondas de inspeção.

7) Automação 

Inteligência artificial, big data, IoT (Internet das coisas), business intelligence, entre outras tecnologias, já são uma realidade. 

A utilização dessas ferramentas, softwares e plataformas é uma das tendências imprescindíveis do condomínio inteligente. 

O principal objetivo de integrar esses avanços tecnológicos à rotina dos condomínios é proporcionar agilidade e conforto aos moradores ou colaboradores do espaço. 

A partir dessa engrenagem, é possível conectar diferentes sensores inteligentes, programas para transmitir dados entre um acontecimento e uma ação, dinamizar atividades cotidianas como as luzes que se acendem quando alguém passa, etc. 

Além dessas vantagens, a automação de situações costumeiras ocasiona também a redução de gastos dos condomínios e um planejamento financeiro mais enxuto. 

--------------------------------

É evidente que associar tecnologia nos condomínios é decisão estratégica, certo? 

A SCOND te ajuda a implementar todas as tendências mencionadas neste artigo, assegurando que esse processo seja realizado de forma comprometida e com qualidade.

Somos referência em soluções tecnológicas, constantemente atualizadas, para oferecer segurança e gestão otimizada de condomínios, além de recursos digitais e de fácil uso para a área de “relacionamento com clientes”. 

Solicite nosso portfólio, e entenda como ele pode ser personalizado para as demandas e necessidades dos seus clientes.  

Você também pode gostar: 

Dúvidas? Fale Conosco

Venha nos Visitar

Rua Belarmino José da Silva, 42, Sala 02
Ipiranga, São José/SC
CEP  88111-390

Ver Mapa