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O que é Portaria Autônoma® e quando ela é indicada?

Quarta, 28 Setembro 2022 Quarta, 28 Setembro 2022
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Uma das formas de garantir a integridade de pessoas e bens em ambientes restritos é por meio do controle de acesso. Existem inúmeras ferramentas que compõem esse conceito, dentre elas a Portaria Autônoma®

Caracterizada pela praticidade, menor custo do mercado e por dar aos usuários/moradores uma participação ativa na liberação ou não de pessoas e veículos, a Portaria Autônoma® é uma alternativa tecnológica para otimizar os custos com segurança e, também, para transformar a rotina desses ambientes em algo mais dinâmico.

Neste artigo vamos detalhar o que está por trás desta funcionalidade e para quais tipos de locais ela é indicada. Acompanhe conosco. 

O que é Portaria Autônoma®? 

Diferente da Portaria Remota e da Portaria Híbrida, em que o primeiro atendimento é realizado por um operador capacitado da Central de Monitoramento, a Portaria Autônoma® possibilita que esse contato inicial seja realizado pelos próprios moradores da unidade. Ainda assim, a Central de Monitoramento sempre estará no backoffice para as demais tratativas.

Em outras palavras, trata-se de um sistema de controle de acesso avançado que, além de possibilitar a abertura das portas do Condomínio, dá ao usuário/morador que utiliza o aplicativo a possibilidade de atender o interfone da sua unidade ou sala comercial. Dessa forma, ele age como protagonista no processo de liberação.

Vale ressaltar que todos os históricos dos atendimentos dos interfones e da abertura das portas ficam armazenados. A partir disso, a Central de Monitoramento e os usuários/moradores têm total acesso a esse conteúdo.

Como é possível chegar a uma solução mais segura e com um preço mais competitivo? Por meio das integrações dos interfones, voip, câmeras de segurança, aplicativo, controle de acesso, locker e dos novos processos que estas integrações proporcionam. Com essas funcionalidades os usuários/moradores participam ativamente do processo de segurança, sempre com o apoio da Central de Monitoramento.

Por isso, para que uma Portaria Autônoma® assegure qualidade de vida e a proteção aos usuários/moradores, é necessário contar com empresas que ofereçam o serviço junto a uma infraestrutura de qualidade.  

A Portaria Autônoma® da SCOND, por exemplo, reduz em até 90% o número de atendimentos na Central de Monitoramento e dá aos usuários/moradores, de onde eles estiverem, o poder de atender eventos pelo celular.

Inclusive, a SCOND é pioneira na integração de voz, vídeo e acesso, garantindo que os usuários/moradores consigam ver e ouvir quem chegou e tenham autonomia para liberar ou não o acesso. 

Caso os usuários/moradores não possam atender a algum chamado eles podem ainda configurar a chamada para que ela seja direcionada a outra pessoa ou para a Central de Monitoramento.

Uma característica importante da Portaria Autônoma® é que, em alguns casos, como o visto acima, ela pode ser associada a um aplicativo que facilita outras funções dos condomínios e ambientes, como entregas, acesso a lockers e de outros espaços. 

Vantagens da Portaria Autônoma®

Como informado anteriormente, a Portaria Autônoma® é o serviço com voz, vídeo, acesso e locker com menores custos do mercado. Além disso, contribui com a fidelização de clientes uma vez que proporciona aos usuários/moradores uma nova experiência através do aplicativo customizado com a marca e nome da empresa.

A funcionalidade também guarda outras vantagens, como: 

1) Baixo investimento 

Quando comparada a outras possibilidades de segurança eletrônica para entrada e saída de ambientes, a Portaria Autônoma® é a que requer menor investimento para a prestação do serviço. 

Dependendo da necessidade do cliente, a implantação não demanda uma infraestrutura tão robusta quanto uma portaria remota, por exemplo, e pode refletir em um custo menor para seguir funcionando. 

2) Torna a rotina dos condomínios mais práticas 

Ao automatizar ações que antes eram analógicas, ou realizadas por um colaborador (tanto do condomínio, quanto da Central de Monitoramento) a Portaria Autônoma® consegue otimizar o tempo e as funções do condomínio. 

Os usuários/moradores recebem uma notificação em seus smartphones e podem liberar, na mesma hora, o acesso do visitante ou prestador de serviço. 

Com isso, a praticidade e conforto são garantidos.

3) Baixo custo de manutenção

Além de ter um custo menor em relação a sua implementação, a Portaria Autônoma® também conta com baixos gastos com manutenção.

Uma vez que utiliza poucos componentes para a integração da portaria com os smartphones e aplicativos dos usuários/moradores, a solução reduz os gastos na prestação do serviço. 

Ainda assim, é importante contratar empresas que prestem esse serviço de forma segura, com uma boa estrutura e com equipamentos homologados pelos fabricantes de software, como câmera de segurança, interfone e aplicativo.

Procure por empresas que estão de acordo com a LGPD. Uma boa integração entre os equipamentos e os softwares que as centrais de monitoramento utilizam são fundamentais para a prestação dos serviços e para que todos performem de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Quando a Portaria Autônoma® é indicada?

A Portaria Autônoma® é indicada para qualquer cliente que queira facilitar o acesso de pessoas e veículos. 

Além disso, é importante que ela seja implementada em um espaço que incentive a gestão da inovação e a capacitação dos usuários/moradores para o uso dessa tecnologia de segurança. 

Todos os envolvidos neste processo devem assumir o compromisso de seguir os protocolos de segurança e utilizar a ferramenta de forma adequada. 

Portanto, para que a solução seja estratégica para determinado local, é preciso contar com a adaptação das pessoas que a irão utilizar.

A Portaria Autônoma® também é indicada para espaços que desejam reduzir os custos com esta área da segurança eletrônica. 

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Resumindo, a Portaria Autônoma® reúne tecnologia e inovação para garantir segurança e praticidade aos usuários/moradores. 

Um dos diferenciais dessa solução na SCOND é assegurar que todas as chamadas realizadas sejam atendidas - ou pelos usuários/moradores, com o aplicativo por meio do transbordo para o interfone da unidade, ou pela Central de Monitoramento.

Na SCOND a Central de Monitoramento será a responsável por realizar o projeto de instalação, manutenções preventivas e corretivas, monitoramento do alarme, perimetral, CFTV e controle de acesso. Caso os moradores da unidade não atendam a chamada após um  determinado tempo pré-configurado, a chamada do interfone poderá ser transferida para que a Central de Monitoramento realize o atendimento.

Além disso, a Portaria Autônoma® da SCOND integra as chamadas à conexão com os moradores por meio de um sistema em nuvem chamado SCOND CENTER. A partir dele as informações ficam centralizadas e a segurança é redobrada. 

Para que você entenda na prática como essa solução funciona e potencializa o seu empreendimento, baixe gratuitamente nosso infográfico sobre o tema! 

Nele você irá conhecer o passo a passo de uma chamada ativada por meio da Portaria Autônoma® SCOND e todos os seus diferenciais. O material é intuitivo e visual. Confira!

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