Portuguese
ptenes
Blog

Já ouviu falar em Portaria Híbrida?

Quarta, 04 Mai 2022 Quarta, 04 Mai 2022
Compartilhe

Nos últimos tempos muito se ouviu falar na palavra "híbrido", certo? Assim como indica na área do trabalho ou de educação, a portaria híbrida faz referência a uma solução intermediária, que mescla o "remoto" e o "presencial". 

Quer saber mais sobre esse assunto? Siga conosco na leitura abaixo. 

O que é a Portaria híbrida? 

A portaria híbrida era definida como uma solução de monitoramento de acesso que combina tanto o atendimento presencial de porteiros, ou seja, mão de obra humana, quanto opções remotas executadas por portarias online. 

Entretanto, com o avanço das tecnologias esse conceito ganhou algumas nuances e combinações. Agora, falamos sobre portaria híbrida como a junção de modelos de monitoramento. 

  • Portaria Híbrida = Portaria Autônoma + Portaria Humana
  • Portaria Híbrida = Portaria Autônoma + Portaria Remota
  • Portaria Híbrida = Portaria Remota + Portaria Humana

Todas elas são uma opção para aumentar a segurança dos condomínios ou estabelecimentos comerciais para situações em que não há a possibilidade do investimento total em uma transição para o remoto, ou, ainda, quando há resistência por parte dos moradores nessa última opção. 

Dessa forma, a portaria híbrida é a mistura da portaria presencial, autônoma e a portaria remota.

Diferenças entre os tipos de portarias híbridas

Portaria Autônoma + Portaria Humana 

Como o nome indica, é a Portaria híbrida que irá associar os serviços de uma portaria autônoma, na qual a tecnologia oferece ao morador a possibilidade de decidir sobre os acessos, com a atuação de um profissional no local. 

Para esse modelo é importante contar com ferramentas e serviços modernos, que executem a parte da portaria autônoma de forma segura e sem falhas. 

É o caso da Portaria Autônoma da SCond, que reduz em até 90% o número de atendimentos na central de monitoramento e dá ao morador, de onde ele estiver, o poder de atender eventos pelo celular.

Inclusive, a Scond é pioneira na integração de voz e imagem, o que garante que o condômino consiga ver e ouvir quem chegou e tenha autonomia para liberar ou não o acesso. 

O morador pode ainda configurar a chamada para que seja direcionada a outra pessoa, caso ele não possa atender.

Também é comum neste modelo, que a Portaria Humana fique responsável pelo atendimento de alguns tipos de prestadores de serviços, como é o caso dos correios. Neste caso, o entregador é autorizado pela Portaria Humana para ir até o Locker e realizar a(s) entrega(s) para que os moradores possam realizar a retirada através do aplicativo, no tempo que lhe convier. 

Por último, se ainda assim, o visitante ou prestador de serviço, frente ao condomínio, não tiver resposta, a chamada é, então, encaminhada à portaria humana.

Portaria Autônoma + Portaria Remota

É a associação da portaria autônoma explicada acima com a remota, que envolve centrais de monitoramento terceirizadas. 

Neste caso não há a presença humana no condomínio, sendo todo o sistema integrado pela tecnologia. 

Em condomínios comerciais é comum as empresas de segurança eletrônica oferecerem um atendimento de Portaria Autônoma no período comercial e, após isso, a Central de Monitoramento realiza os atendimentos até o expediente do dia seguinte.

Portaria Remota + Portaria Humana

É a combinação do serviço de monitoramento eletrônico oferecido por centrais remotas, com a atuação de uma pessoa presencialmente no condomínio. 

Neste caso o morador não tem autonomia para gerenciar o acesso ao condomínio. Essa função ficará sob responsabilidade da central de monitoramento ou da portaria local.

Nos condomínios com muitos unidades habitacionais e que tenha a Portaria Humana, a tecnologia auxilia o time de Vigilantes, assumindo uma parte ou por tempo integral o atendimento aos visitantes, ficando a cargo dos Vigilantes apenas o atendimento dos prestadores de serviços.

Desta forma, dividindo a “carga” dos atendimentos, quem ganha são os Moradores, tendo uma segurança presencial e rondas internas no Condomínio com os Vigilantes e uma agilidade e procedimentos definidos no atendimento com os visitantes pelo time da Portaria Remota.

Quais as vantagens da Portaria Híbrida? 

Ao optar por uma portaria híbrida, o condomínio ainda conta com a tecnologia ao seu favor por meio da portaria remota ou autônoma, mas também garante um atendimento mais humanizado com a presença de um vigilante ou porteiro, por exemplo. 

Além disso, existem outros benefícios dessa solução:

A implementação tem menor custo imediato

Com a sofisticação dos crimes e também a mudança de comportamento dos moradores, as soluções para garantir a segurança dos condomínios e ambientes se adaptaram. 

As portarias remotas são ótimas alternativas para quem deseja mais praticidade, serviço contínuo e sensação de proteção em todos os espaços dos condomínios.

A portaria híbrida, por mesclar essas três situações, dependendo da configuração, possui um custo imediato menor e pode ser uma boa opção de investimento. 

É importante destacar que, embora sua instalação demande maior gasto, as portarias remota e autônoma apresentam, ao longo do tempo, melhor custo benefício. 

Há o contato humano 

A portaria remota pode causar estranhamento na rotina dos moradores, principalmente, se o condomínio tiver pessoas mais velhas. 

Por isso, a híbrida que combina autônoma ou remota com a atuação humana consegue sanar esse problema, pois contará com a presença de um vigilante ou porteiro. 

Ou seja, há uma complementação da tecnologia à mão de obra humana, o que potencializa o serviço prestado. 

Há ainda mais proximidade dos moradores com a solução, já que o colaborador fará parte da rotina do condomínio.

Pode ser utilizado para adaptação 

A portaria híbrida pode ser adotada também com um passo anterior para a total migração para a portaria remota ou autônoma. 

Nesse cenário, os moradores têm tempo de se adaptar com a inserção da tecnologia no seu dia a dia e tendem a não estranhar ou resistir quando o serviço for totalmente instalado 

Menores custos de operação 

Da mesma forma que uma portaria remota ou autônoma, a híbrida demanda menos “pessoal” e reparos, o que impacta diretamente nos custos operacionais em segurança do condomínio. 

Atendimento 24h

Um dos principais diferenciais da portaria híbrida é oferecer aos condôminos segurança 24h com a combinação de diferentes tipos de serviços e equipes envolvidas.

Os turnos entre o vigilante/porteiro e a portaria remota podem ser decididos pelos próprios gestores e síndicos e, dessa forma, há sempre alguém responsável pelo monitoramento do ambiente. 

Geralmente os vigilantes ou porteiros exercem suas funções nos períodos mais agitados do dia, enquanto a portaria remota entra em cena aos domingos, feriados, nas noites, ou, durante os intervalos, trocas de turno e almoço dos funcionários. 

Além disso, quando há a inserção da portaria autônoma, os condôminos também fazem parte dessa equação, sendo co-responsáveis pela segurança de acesso. 

_____________________________________________

Adaptar a rotina condominial aos avanços tecnológicos e ainda alinhá-los às demandas e desejos dos condôminos é uma tarefa complexa e que exige um conhecimento de mercado mais apurado. 

Afinal, somente diante das tendências, novidades e do que há de soluções no segmento é possível entender o que se encaixa melhor à necessidade do condomínio.

A SCOND é uma empresa referência em interseccionar tecnologia e atendimento humanizado através de várias soluções para o mercado de segurança eletrônica. 

Conheça como a empresa pode contribuir para as suas estratégias de segurança condominial, clicando abaixo nas soluções da marca.

Dúvidas? Fale Conosco

Venha nos Visitar

Rua Belarmino José da Silva, 42, Sala 02
Ipiranga, São José/SC
CEP  88111-390

Ver Mapa