Portuguese
ptenes
Blog

Top 5 dicas para manter um condomínio seguro de verdade

Segunda, 11 Abril 2022 Segunda, 11 Abril 2022
Compartilhe

Embora não seja recente, a discussão sobre como garantir um condomínio seguro está sempre em alta na rotina de empresas que atuam neste segmento e também na de quem usufrui desses espaços.

Afinal, as práticas criminosas que interferem nesses ambientes têm se adaptado e se sofisticado com o passar do tempo. 

Além disso, as transformações dos hábitos de consumo e sociais, adquiridos nos e períodos de isolamento, promoveram também uma alteração nas dinâmicas desses condomínios. 

Por exemplo, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), as transações online registraram uma movimentação de R$ 35,2 bilhões no 1º trimestre de 2021. 

O dado representou um crescimento de 72,2% quando comparado ao mesmo período de 2020.

Ou seja, se há mais encomendas, mais pessoas passaram a fazer parte do dia a dia dos condomínios residenciais e comerciais - acendendo um alerta sobre a segurança dos espaços e a otimização de processos para a proibição ou liberação de acesso de pessoas. 

Por sua vez, o mercado tem respondido a essa nova configuração, como mostra o último relatório da Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese)

Segundo o estudo dessa entidade, em 2021 o setor de segurança eletrônica faturou cerca de R$ 9,24 bilhões, mantendo o ritmo de crescimento (14%) ao superar os 13% de 2020. 

Portanto, não é mais novidade que este é um mercado promissor e que está sempre se atualizando para oferecer soluções eficientes e que garantam uma rotina segura e sem entraves aos seus clientes. 

Por isso, abordaremos nesse conteúdo as principais formas de manter um condomínio seguro.

Como manter um condomínio seguro - top 5 dicas 

1 Portaria Autônoma

A Portaria Autônoma é uma das apostas do mercado que a cada dia se desenvolve mais e se apresenta com novas configurações. 

Além de garantir redução de gastos, integração de sistemas e ambientes, a portaria autônoma é uma ótima oportunidade de negócios. 

A pesquisa da SíndicoNet, por exemplo, identificou que, em 2021, 15% dos 957 gestores de São Paulo entrevistados optaram pela adoção de um sistema eletrônico de segurança, autônomo ou remoto.

Referência dessa solução no mercado, a Portaria Autônoma da Scond é capaz de dar mais autonomia aos moradores.

A ferramenta é pioneira na integração de voz e imagem, reduz em até 90% o número de atendimentos na central de monitoramento e dá a possibilidade do morador, onde estiver, de 

ver e ouvir quem chegou e liberar, ou não, o acesso.

Em um condomínio com uma interfonia "tradicional", quando um visitante disca o número do apartamento, o morador atende no interfone físico do apartamento, sem visualizar o visitante, e a sua referência passa a ser apenas a voz do visitante.

Com a solução de Portaria Autônoma, o morador passa a atender a chamada do visitante em seu smartphone, tendo acesso a voz e também a câmera em tempo real, aumentando significativamente a segurança, pois agora ele consegue ver se o visitante está coagido, acompanhando, entre outros detalhes.

Caso o visitante esteja coagido, o morador poderá contactar a empresa de Segurança Eletrônica (Central de Monitoramento) para que sejam tomadas as devidas providências.

2 Centrais de monitoramento

Outra dica para manter um condomínio seguro é optar pelas centrais de monitoramento profissionais.

Isso quer dizer que uma equipe especializada estará a postos para enfrentar qualquer desafio ou imprevisto e para atender aos eventos gerados no local. 

Dessa forma o condomínio fica mais seguro e os condôminos mais confortáveis em suas tarefas. 

Os times capacitados são acionados de forma remota e seguem protocolos específicos para a manutenção da segurança.

3 Segurança de veículos 

Dentre as principais dicas para garantir que um condomínio seja seguro está o monitoramento do tráfego de veículos, tarefa que pode ser bastante complexa quando há um grande fluxo de entrada e saída.

Como essa é uma das formas de invasão de ambientes mais conhecidas, é importante alinhar equipe de segurança, centrais de monitoramento e moradores junto ao esquema de monitoramento dos veículos. 

O indicado é que só seja permitida a entrada de veículos previamente autorizados ou aqueles que os moradores autorizarem na hora. 

Outra dica super importante é solicitar para a empresa que presta o serviço de segurança no Condomínio, a instalação de um sistema de CFTV com analítico, para que a inteligência das câmeras ou dos softwares possam auxiliar na prevenção.

4 Capacitação de time

Investir em uma equipe qualificada e que esteja com know how atualizado é essencial para garantir um condomínio seguro aos moradores.

Ofertar treinamentos sobre as normas de segurança, os avanços tecnológicos nesse segmento e sobre as atividades do dia a dia pode ser uma excelente forma de engajar porteiros, seguranças e zeladores a compreenderem a complexidade dessa função. 

A partir da prática esses profissionais serão mais capacitados a contribuírem com as atividades de manutenção de um condomínio seguro. 

5 Investimento em infraestrutura e tecnologia 

Neste tópico estamos abordando tanto o investimento em equipamentos físicos, como sistema de vigilância com câmeras, quanto aquele voltado à parcerias e contratos com empresas que forneçam soluções completas e inovadoras de segurança. 

É o caso do SmartLocker da Scond, também conhecido como caixa de correio inteligente, que notifica os moradores, via aplicativo, sobre a chegada de encomendas, sem depender de terceiros para recebê-las, e, assim, garante mais comodidade e segurança às encomendas.

Além do correio inteligente, outras soluções da SCond também podem contribuir para essa a estratégia de um condomínio seguro:

------------------------------------------

Garantir a segurança condominial não é uma tarefa fácil, mas pode ser simplificada com as equipes e empresas certas. Também existem outras práticas já populares para um condomínio seguro, como:

  • Alarmes
  • Cercas elétricas
  • Sensores de presença
  • Guaritas protegidas de forma especial contra balas
  • Manutenção frequente de equipamentos
  • Criação de normas de segurança bem definidas entre os condôminos 

Gostou do nosso conteúdo? Continue conosco e confira outras informações sobre segurança eletrônica e patrimonial.

Dúvidas? Fale Conosco

Venha nos Visitar

Rua Belarmino José da Silva, 42, Sala 02
Ipiranga, São José/SC
CEP  88111-390

Ver Mapa