Portuguese
ptenes
Blog

9 Motivos para investir em Business Intelligence na sua empresa!

Quarta, 23 Março 2022 Quarta, 23 Março 2022
Compartilhe

Além de oferecer um panorama cada vez mais completo sobre os consumidores, seus perfis, desejos de compra e comportamento, os dados também são úteis para a manutenção dos negócios. Por meio de tecnologias, como a de Business Intelligence (Inteligência de Negócios), é possível compreender como uma empresa funciona de forma holística, prever gastos, e as melhores formas de investimento. 

Utilizar os avanços tecnológicos a favor do ecossistema empreendedor é um dos grandes diferenciais das organizações, pois a partir da implementação de diferentes ferramentas é possível alcançar resultados que manualmente levariam mais tempo ou ocorreriam por uma rota com mais percalços. 

Abaixo você compreende como uma dessas possibilidades, a de business intelligence, pode contribuir para a redução de gastos da sua empresa. 

O roteiro da sua leitura será: 

  • O que é Business Intelligence
  • Motivos para investir em business intelligence
  • Números por trás do business Intelligence
  • Dicas para implementar o Business Intelligence na sua rotina organizacional 

 O que é Business Intelligence

Business Intelligence significa utilizar softwares e ferramentas digitais capazes de reunir e interpretar uma grande quantidade de dados - seja dos departamentos de uma empresa, da trajetória de compra dos consumidores, ou, de gastos de cada setor, por exemplo. 

A tecnologia por trás desse conceito consegue processar um número bastante expressivo de informações, gerando insights e indicando a melhor rota a se seguir a partir disso. 

Com a implementação dessa interpretação dos dados nas rotinas de tomada de decisão da empresa a sua gestão se torna mais efetiva, consistente e pautada nas demandas do mercado - o que garante uma vantagem competitiva no decorrer do tempo. 

Portanto, em linhas gerais, o BI coleta, trata e analisa qualquer tipo de informação relevante para o negócio. 

Se antes a frase "a propaganda é a alma do negócio" fazia sentido, atualmente a informação é a parte principal dessa equação. 

Com acesso à informação e compreendendo de fato essa informação, as empresas podem galgar resultados e posições no mercado. 

A exemplo disso, o Glossário de Termos da Gartner complementa a definição ao dizer que o Business Intelligence, ou, Inteligência de negócios é "um termo abrangente que inclui os aplicativos, infraestrutura e ferramentas, e as melhores práticas que permitem o acesso e a análise de informações para melhorar e otimizar decisões e desempenho”.

Na prática , para surtir efeito, o BI irá passar por algumas fases durante sua implementação e atividade - coleta, análise, compartilhamento e monitoramento.

Em última instância é importante diferenciar o conceito de Business Intelligence do de Big Data. Enquanto o BI trabalha com dados estruturados advindos de fontes já conhecidas e programadas para essa troca, o Big Data indica um universo mais complexo, reunindo a grande massa de dados presente no ambiente digital, como fotos, imagens, arquivos de voz e texto, etc. 

9 Motivos para investir em Business Intelligence na sua empresa

  1. Garantir vantagem competitiva uma vez que as suas tomadas de decisão serão mais assertivas;

  2. Não deixar passar nenhuma informação importante - com softwares e ferramentas tecnológicas é possível processar mais conteúdos do que nunca. Assim, as lacunas de uma rotina 100% analógica serão preenchidas e os erros se tornarão menos comuns;

  3. Com acesso à interpretação de informações internas e externas, o Business Intelligence permite que as empresas possam elaborar um planejamento de ações, administrativo e financeiro mais estratégicos.

  4. O BI irá possibilitar que você conheça todas as fases do seu negócio, a qualidade do serviço, além da realidade dos seus clientes. Ou seja, a empresa passará a ter um posicionamento mais conectado com o concreto e mais direcionado aos seus principais objetivos.

  5. A partir do mapeamento da realidade, entregas e do dia a dia da empresa será possível aumentar a produtividade dos setores, além de saber qual deles requer mais atenção ou investimentos. Portanto, haverá uma consequente melhoria dos processos internos da organização;

  6. Os negócios atuam de forma integrada com a adoção do BI - se antes era difícil compreender as demandas de cada departamento e depois disso conectá-las de alguma forma para que a empresa funcionasse de forma una, agora isso é muito mais simples. A interpretação dos dados é capaz de promover a integração de todas as areas do negócio;
  7. Você irá conhecer um perfil mais completo do seu consumidor, bem como seus desejos e demandas. A partir disso, poderá elaborar estratégias de venda e comunicação relacionadas a esse contexto.

  8. A interpretação dessa grande quantidade de informações indicará também oportunidades de mercado para a sua empresa investir.
     
  9. Talvez um dos principais motivos para se investir em business intelligence no seu negócio seja a redução de custos e o aumento da lucratividade. O BI possibilita uma rotina operacional mais rentável, uma vez que as decisões tomadas pelas corporações são estratégicas e os custos desnecessários são evitados.

Números por trás da adoção de Business Intelligence

Se até aqui você ainda não se convenceu que esse é um conceito disruptivo e capaz de prolongar a vida útil do seu negócio, os números podem transformar seu mindset. 

De acordo com o 360Suite, até 2020, a taxa global de empresas que priorizaram o Business Intelligence foi de 26%. 

Enquanto isso, a Tableau divulgou que uma empresa que opta pelo investimento em BI vislumbra até 127% de ROI pelo período de 3 anos.

Além disso, ainda de acordo com o relatório "360Suite’s Business Intelligence (BI)", a criação de uma equipe de BI gerenciada centralmente está no horizonte de 48% das organizações dos participantes.

Portanto, esse conceito já faz parte da rotina das empresas e precisa estar no seu radar! 

4 Dicas para implementar o business intelligence na sua empresa 

1) Conecte-se com quem entende do assunto 

Se você compreendeu o conceito de BI, entendeu também que, embora ele facilite todos os processos da empresa, necessita ser bem implementado para dar certo. 

Para isso, você pode contar com empresas e iniciativas especializadas nessa solução - o que vai facilitar a sua operação. 

É o caso do BI da Scond, empresa referência em soluções digitais para negócios. 

Por meio dessa ferramenta você terá acesso a um dashboard com os principais dados do seu negócio, principalmente, se ele for voltado para o mercado de segurança eletrônica. 

O BI da Scond irá coletar, interpretar e disponibilizar todas as informações de eventos importantes da rotina da sua empresa por meio de relatórios estratégicos.  

Através do BI da SCOND, ajudamos nossos clientes a terem uma economia de R$ 3,4 milhões nos últimos três anos.

2) Vislumbre o objetivo do seu negócio 

Para utilizar o BI com mais eficiência você deve compreender o cenário da sua empresa e os seus objetivos nas variadas esferas estratégicas - custos, crescimento, marketing, etc. 

Definindo os principais objetivos será também mais fácil conduzir o BI.

3) Saiba quais métricas você deseja acompanhar 

Estabelecer os conhecidos KPIs, os indicadores relevantes para o seu negócio, será parte fundamental para se chegar ao objetivo vislumbrado anteriormente. 

4) Envolva os colaboradores 

Motive os colaboradores a fazerem parte dessa implementação e dessa mudança de cultura organizacional. 

Em um mercado cada vez mais digital e tecnológico, os profissionais precisam acompanhar essa tendência. 

________________________________________

Ao utilizar Business Intelligence no seu negócio você reduz custos e também garante vantagens competitivas diversas para os seus serviços e soluções. 

Com os dados certos, compreender os anseios gerais do seu negócio - sejam os dos colaboradores, departamentos, ou dos clientes- é muito mais fácil e objetivo. 

>> Solicite uma apresentação da solução BI da Scond << 

Dúvidas? Fale Conosco

Venha nos Visitar

Rua Belarmino José da Silva, 42, Sala 02
Ipiranga, São José/SC
CEP  88111-390

Ver Mapa