Portuguese
ptenes
Blog

Quando usar Portaria Autônoma nas soluções de segurança eletrônica?

Quarta, 05 Abril 2023 Quarta, 05 Abril 2023
Compartilhe

Entender quando usar a “portaria autônoma®” é essencial para quem oferece ou para quem utiliza os serviços de segurança eletrônica. 

Tal tecnologia é um dos exemplos de controle de acesso, representando uma opção normalmente mais em conta e que dá mais autonomia aos usuários. 

Por ser diferente da portaria remota, demandando menor complexidade de estrutura e sem a necessidade de uma central de monitoramento obrigatoriamente, tem se tornado popular em empresas e condomínios pelo Brasil. 

Neste artigo vamos conversar mais sobre esse serviço e para quais cenários ele é indicado.

Qual a diferença entre portaria autônoma, física, remota e portaria híbrida?

Dentro do controle de acesso, que indica a junção das políticas, ferramentas e profissionais envolvidos na fiscalização da entrada e saída de pessoas e veículos dos condomínios e estabelecimentos, existem os diversos modelos de portarias. 

Compreender o que é portaria autônoma® e os demais tipos, pode ser um bom caminho para escolher qual delas implementar na sua realidade. 

  • Portaria Autônoma®: A portaria autônoma® é o serviço de controle de acesso que dá ao usuário a autonomia para autorizar ou não a entrada de visitantes. 

Através, geralmente, de um aplicativo, interfone integrado a esse dispositivo e câmera específica, o morador consegue visualizar quem solicita a entrada, liberando ou não o seu acesso. 

No caso da Portaria Autônoma® da SCOND, empresa líder em tecnologia para segurança eletrônica, se o usuário cadastrado não atender a chamada dentro de um tempo programado, a chamada será transferida automaticamente para a central de monitoramento, para que sejam realizadas todas as tratativas de segurança. 

Assim, a Portaria Autônoma é uma solução inteligente, com um funcionamento simples: quando um visitante ou prestador de serviços chega ao condomínio, ele digita o número do bloco + apartamento desejado no interfone. 

A partir disso, a chamada gerada no interfone é encaminhada aos celulares dos moradores do apartamento, por meio do aplicativo da SCOND, sem a necessidade inclusive do morador estar em casa. 

No momento da chamada, ao atender via aplicativo, o morador consegue ver quem está interfonando pela tela do celular, conversar com a pessoa e liberar ou não o acesso das portas e eclusas, caso existam.

  • Portaria remota: A portaria remota é uma das principais responsáveis pela tendência de automatização dos condomínios e da implementação dos chamados condomínios inteligentes. 

Por meio dessa inovação o gerenciamento de entradas e saídas do ambiente é feito à distância, normalmente através de uma central de monitoramento especializada, conectada a um software e a aparelhos de vigilância, como câmeras, interfone, tags, etc.

O objetivo da portaria remota é tornar o controle de acesso mais prático, seguro, além de executado por equipe treinada e capacitada para atuar em situações de emergências. 

  • Portaria física/humana: Esse é o modelo de controle acesso mais rudimentar, no qual há a presença de porteiros in locu controlando a entrada e saída de pessoas e veículos
  • Portaria Híbrida: A portaria híbrida era definida como uma solução de monitoramento de acesso que combina tanto o atendimento presencial de porteiros, ou seja, mão de obra humana, quanto opções remotas executadas por portarias à distância. 

Entretanto, com o avanço das tecnologias esse conceito ganhou algumas nuances e combinações. Agora, falamos sobre portaria híbrida como a junção de modelos de monitoramento. 

Portaria Híbrida = Portaria Autônoma + Portaria Humana

Portaria Híbrida = Portaria Autônoma + Portaria Remota

Portaria Híbrida = Portaria Remota + Portaria Humana

Afinal, quando usar a portaria autônoma? 

A Portaria Autônoma® é indicada para qualquer cliente que queira facilitar o acesso de pessoas e veículos, e para espaços que desejam reduzir os custos com esta área da segurança eletrônica. 

Um ponto que deve ser analisado com muita cautela é a disposição dos usuários e moradores com a integração de tecnologia às suas rotinas, bem como a aceitação ao cumprimento dos protocolos de segurança estabelecidos pela solução e pelos administradores. O senso de responsabilidade nesses casos deve ser desenvolvido continuamente. 

Por fim, para implementar a portaria autônoma®, é importante contratar empresas que prestem esse serviço de forma segura, com uma boa estrutura e com equipamentos homologados pelos fabricantes de software, como câmera de segurança, interfone e aplicativo. 

Afinal, o contato entre o ambiente externo e interno se dará através dessas plataformas e ferramentas. Tudo precisa funcionar corretamente. 

A SCOND é a principal referência do mercado em atualizações tecnológicas para a área de segurança eletrônica, tendo em seu portfólio a "Portaria Autônoma® 4.0".

Essa solução é capaz de reduzir em até 90% o número de atendimentos na central de monitoramento, uma vez que, quando o interfone toca, todos os moradores da unidade recebem a chamada pelo celular e quem atender primeiro assume o chamado. Quando nenhum morador atende, a chamada é direcionada para a central de monitoramento..

A SCOND é ainda pioneira na integração de voz e imagem, com mais qualidade de áudio e vídeo pela tecnologia WebRTC. 

Com a Portaria Autônoma® 4.0:

  • Você escolhe o interfone a portaria integra, com protocolo SIP;
  • Agilidade na instalação;
  • Estrutura preparada para o 5G;
  • Imagem, áudio e controle de acesso na mesma tela;

Faça uma avaliação da Portaria Autônoma® da SCOND aqui

Dúvidas? Fale Conosco

Venha nos Visitar

Rua Belarmino José da Silva, 42, Sala 02
Ipiranga, São José/SC
CEP  88111-390

Ver Mapa