Portuguese
ptenes
Blog

Radcom Alarmes e SCOND: a revolução da segurança através da nuvem

Quarta, 27 Setembro 2023 Quarta, 27 Setembro 2023
Compartilhe

O investimento na migração dos sistemas de segurança para a nuvem é uma prática que se torna cada vez mais popular no mercado. 

Inclusive, foi pauta dos grandes eventos da área em 2023, como a Exposec, no Brasil, e a ISC West, em Las Vegas. 

As possibilidades de otimização de resultados e de maior eficiência operacional que essa tecnologia oferece, aliadas à uma maior segurança de dados, registros e de regulamentação, são os diferenciais que chamam a atenção de gestores da área para a tomada de decisão sobre levar as suas atividades para a "cloud". 

Neste artigo vamos explorar o potencial dessa ferramenta através de um case prático de sucesso: a parceria entre duas líderes do segmento - SCOND e Radcom Alarmes. Para isso, você vai ler por aqui: 

  • Qual o verdadeiro potencial da nuvem para a segurança eletrônica?
  • Os resultados da Radcom Alarmes com a solução em nuvem da SCOND
  • Como saber se preciso migrar para a nuvem? 
 

➡️  Leia também: Investir em tecnologia nos condomínios é realmente necessário? 


Qual o verdadeiro potencial da nuvem para empresas de segurança eletrônica?

De modo geral, a nuvem, conceito ganhou popularidade nos últimos anos, refere-se a um ambiente virtual, acessível pela internet, no qual dados e serviços podem ser armazenados, gerenciados e processados de forma segura.

Isso significa que, ao migrar seu sistema de segurança para a nuvem, você pode centralizar todas as informações e funcionalidades da empresa em um local remoto (software de gestão), acessível a partir de qualquer dispositivo conectado à internet.

Na perspectiva de um contexto de mercado em crescimento acelerado, a nuvem se torna um caminho interessante pois viabiliza a operação de mais negócios a um custo mais acessível. 

Segundo a expectativa projetada pela Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese), o setor de segurança eletrônica deve observar uma expansão de 19% até o fim de 2023

É nesse sentido, das soluções do segmento darem conta não só da segurança em si, como também de tornar o dia a dia dos usuários mais prático, que um sistema de segurança em nuvem atua. 

Ou seja, para permitir que a política de segurança de um condomínio ou qualquer outro espaço tenha características essenciais para o momento atual, como a disponibilidade, adaptabilidade, efetividade, agilidade e, claro, maior abrangência de segurança.

Optar pela migração do sistema de segurança para a nuvem é garantir que as empresas de segurança eletrônica permaneçam se destacando no mercado. 

Além disso, a revolução tecnológica e digital permite que as empresas concentrem seus recursos na constante aprimoração da experiência do cliente. Assim, isso não é meramente uma opção, mas sim uma imperativa demanda da indústria.

 

➡️ Leia também: Quando usar Portaria Autônoma® nas soluções de segurança eletrônica?

 

Resultados da migração para a nuvem na Radcom Alarmes

Há quase 40 anos, a empresa Radcom Alarmes é referência no mercado de segurança eletrônica, Portaria Inteligente e Monitoramento 24 horas. 

Muito do sucesso da marca se dá através do seu DNA inovador, que acompanha as tendências e transformações da tecnologia sem receio a fim de oferecer o que há de mais completo no segmento. 

A empresa investe em recursos em nuvem há 5 anos, entendendo que essa é a melhor alternativa para garantir escalabilidade e agilidade ao negócio e para que ele consiga evoluir de acordo com a demanda do setor. 

Através do Projeto “Go Cloud”, a Radcom se propôs a migrar 70% dos seus produtos e servidores para a nuvem. 

Para isso, contou com o apoio do time interno, parceiros, fornecedores e com a líder em soluções em nuvem desse mercado, a SCOND. O processo resultou em meta superada! 

Atualmente, a organização conta com 90% do seu portfólio hospedado integralmente na nuvem, atestando todos os benefícios dessa escolha. 

É o que diz Guilherme Guazzelli, CEO & Senior Partner · Grupo Radcom Alarmes & Segurança

“A nuvem proporciona um ganho enorme em escala, o que resulta também em melhoria de preço, qualidade competitiva, aderência em mercados que antes não estávamos, durabilidade e estabilidade. Isso porque não lidamos mais com problemas físicos (queima de equipamento, por exemplo, ou dependência de um time técnico para fazer o gerenciamento desses materiais). 

Hoje, nossos sistemas são mais estáveis e mais seguros, todos com recurso de redundância. Há ainda uma atualização constante em relação à tecnologia que o mercado oferece para o nosso segmento. Por isso, nossa experiência foi surpreendente! 

Estamos sempre atualizados não só no quesito “manutenção”, como naqueles relacionados à entrada e lançamentos de produtos dentro do nosso pipeline. A agilidade aumentou e, com isso, a possibilidade de lançamentos frequentes. 

Avaliando a ótica das Centrais de Monitoramento, para aquelas que desejam estar atualizadas a ponto de evoluir rapidamente com o mercado, sem dúvidas, o melhor caminho é levar os servidores para a cloud”

- Guilherme Guazzelli, CEO & Senior Partner · Grupo Radcom Alarmes & Segurança. 

➡️  Assista o vídeo na íntegra: Transforme a sua empresa de segurança com o sistema em nuvem da SCOND

Como saber se preciso migrar para a nuvem? 

A SCOND, empresa especialista no desenvolvimento e manutenção de soluções de tecnologia para segurança eletrônica, inclusive, com destaque para a operacionalização de sistemas em nuvem, estudou os 7 principais sinais que indicam que um negócio precisa migrar o seu sistema de segurança para a nuvem. 

> Descubra quais são baixando o e-book do tema gratuitamente!

Conclusão

Em resumo, a migração dos sistemas de segurança para a nuvem reflete em inúmeros benefícios para empresas da área, como:

  1. escalabilidade;
  2. melhoria de preços das soluções; 
  3. maior qualidade competitiva;
  4. mais aderência em mercados;
  5. extinção de problemas físicos (como queima de equipamento, por exemplo, ou dependência de um time técnico para fazer o gerenciamento desses materiais);
  6. sistemas mais estáveis e mais seguros;
  7. atualização constante em relação à tecnologia;
  8. redução de custos da operação.

Há ainda vantagens específicas que podem ser analisadas de acordo com cada empresa e seu histórico de negócio. Portanto, esse é um investimento com grandes apostas de resultados a curto, médio e longo prazo.

Baixe o e-book gratuito da SCOND para continuar as descobertas desse tema. 

Dúvidas? Fale Conosco

Venha nos Visitar

Rua Belarmino José da Silva, 42, Sala 02
Ipiranga, São José/SC
CEP  88111-390

Ver Mapa