Portuguese
ptenes
Blog

Quais benefícios um software em nuvem pode trazer para sua empresa de segurança eletrônica?

Quinta, 11 Mai 2023 Quinta, 11 Mai 2023
Compartilhe

O mercado está ávido pela tecnologia em nuvem, inclusive, o de segurança eletrônica. De acordo com uma pesquisa da IDC, é estimado que investimentos nesse tipo de ferramenta movimentem cerca de US$ 100 bilhões até 2025.  

Além de proporcionarem melhor qualidade para a execução de processos internos nas empresas, uma vez que tornam essas etapas menos burocráticas e menos passíveis a falhas humanas, as tecnologias cloud, como o software em nuvem para segurança eletrônica, permitem uma prestação de serviços focada inteiramente na experiência dos clientes. 

O software em nuvem para segurança eletrônica atua, por exemplo, tanto na gestão das empresas, quanto na disponibilidade de soluções remotas de monitoramento e controle de acesso. 

Ou seja, é na nuvem que se encontram as oportunidades das organizações deste segmento sustentarem suas vantagens competitivas e se adequarem às novas formas do mercado e aos novos perfis de usuários e consumidores. 

Como um software em nuvem atua na segurança eletrônica? 

Parece claro dizer que tecnologia e segurança eletrônica caminham juntos, certo? Entretanto, muitas empresas ainda oferecem soluções tradicionais/analógicas de monitoramento e controle de acesso, por desconhecerem o potencial da transformação digital e como ela reflete em rentabilidade para os negócios. 

O software em nuvem na segurança eletrônica pode ser utilizado com objetivos diversos, como no armazenamento de dados dos sistemas de segurança eletrônica em servidores externos, acessíveis por meio da internet. Essa ação possibilita que as informações de segurança estejam disponíveis de qualquer lugar do mundo e sejam facilmente acessíveis.

Além disso, o software em nuvem permite que os sistemas de segurança eletrônica sejam monitorados e controlados remotamente, por meio de uma conexão de internet, que, através dos avanços diminui a latência entre dispositivos e aumenta a proteção às pessoas e aos patrimônios. Ou seja, é possível visualizar as imagens das câmeras de segurança ou verificar as notificações de alarmes mesmo quando não se está fisicamente presente no local.

Isso significa dizer que a empresa de segurança eletrônica otimiza seus gastos sem prejudicar a qualidade do serviço prestado. O monitoramento ocorre de forma onipresente, 24h por dia, através da tecnologia em nuvem e de uma equipe altamente capacitada para atendimento de eventos urgentes e gerenciamento de crises.  

Outra maneira de um software em nuvem  ser utilizado na segurança eletrônica é para realizar a análise de dados, algo essencial no mercado atual. 

A ferramenta pode ser programada para realizar análises de bancos de dados em variados tamanhos, identificando dois processos primordiais: 

  • comportamentos suspeitos ou padrões que possam indicar uma ameaça. Por exemplo, é possível detectar se uma porta foi deixada aberta ou se um movimento fora do padrão está ocorrendo em uma determinada área.
  • perfil, hábitos e comportamentos dos clientes, entendendo quais suas maiores demandas, queixas e desejos. Assim fica mais fácil fidelizá-los, pois a empresa sabe qual comunicação direcionar ao usuário e como melhorar a experiência através de atualização de portfólio. 
  • É preciso destacar ainda que o software em nuvem também pode ser facilmente integrado com outros sistemas de segurança eletrônica, como câmeras de segurança e sensores. Isso permite que todos os dispositivos sejam controlados a partir de um único ponto centralizado.

Por fim, os provedores de software em nuvem geralmente possuem protocolos rigorosos de segurança e criptografia de dados para garantir que as informações de segurança estejam protegidas contra ameaças cibernéticas e, quando ofertados por empresas sérias, as plataformas já possuem adequação à Lei Geral de Proteção de Dados

Dessa forma, o uso de software em nuvem na segurança eletrônica oferece uma série de benefícios, desde o acesso remoto e gerenciamento centralizado até a segurança dos dados e redução de custos.

Benefícios do uso do software em nuvem na segurança eletrônica 

Como dissemos, a segurança eletrônica tem evoluído rapidamente com o surgimento de novas tecnologias, como o software em nuvem. 

Com a crescente geração de dados e a consequente necessidade de armazenamento desses ativos, bem como a demanda por soluções remotas, a ferramenta tornou-se a alternativa ideal para empresas que desejam se destacar entre a concorrência. 

Dentre os principais benefícios dessa associação, estão: 

  1. Armazenamento de dados: Os dados dos sistemas de segurança eletrônica são armazenados em servidores externos, acessíveis por meio da internet. Isso permite que as informações de segurança estejam disponíveis de qualquer lugar do mundo e sejam facilmente acessíveis.
  2. Monitoramento remoto: O software em nuvem permite que os sistemas de segurança eletrônica sejam monitorados e controlados remotamente, por meio de uma conexão de internet. Isso significa que é possível visualizar as imagens das câmeras de segurança ou verificar as notificações de alarmes mesmo quando não se está fisicamente presente no local.
  3. Análise de dados: O software em nuvem pode ser programado para realizar análises de dados, identificando comportamentos suspeitos ou padrões que possam indicar uma ameaça. Por exemplo, é possível detectar se uma porta foi deixada aberta ou se um movimento fora do padrão está ocorrendo em uma determinada área.
  4. Integração com outros sistemas: O software em nuvem pode ser facilmente integrado com outros sistemas de segurança eletrônica, como câmeras de segurança e sensores. Isso permite que todos os dispositivos sejam controlados a partir de um único ponto centralizado.
  5. Segurança dos dados: Os provedores de software em nuvem geralmente possuem protocolos rigorosos de segurança e criptografia de dados para garantir que as informações de segurança estejam protegidas contra ameaças cibernéticas.

Qual o melhor software em nuvem para o mercado de segurança eletrônica?

Líder em soluções tecnológicas para segurança eletrônica, a SCOND usa a nuvem para oferecer ao usuário os serviços mais completos em: 

  • Portaria Autônoma® 4.0
  • BI - Business Itelligence 
  • Locker 
  • Aplicativo e 
  • Center

Portaria Autônoma® 4.0

A Portaria Autônoma® 4.0 da SCOND dá ao usuário mais autonomia para gerenciar seu controle de acesso. 

Pioneira na integração de voz, imagem e acesso, a SCOND oferece mais qualidade no áudio e vídeo através da tecnologia WebRTC, mesma usada no Google Meet e Whatsapp, e direciona aos moradores da unidade a chamada do interfone. 

Todos os moradores da unidade recebem a chamada pelo aplicativo do celular e quem atender primeiro assume o chamado, podendo ver e ouvir quem está por trás daquela ação e, a partir disso, decidir a liberação ou não do acesso.

Por último, se ainda assim o visitante ou prestador de serviço, frente ao condomínio, não tiver resposta, a chamada é, então, encaminhada à base. 

BI - Business Intelligence 

O BI é a solução perfeita para empresas de segurança que oferecem Portaria Autônoma®, remota, virtual ou eletrônica.

Através desta funcionalidade a empresa de segurança tem acesso a um dashboard que indica:

  • tempo que seus operadores levam para atender os eventos de interfone;
  • quantos eventos de interfones a sua empresa atendeu nas últimas 12 horas;
  • quais clientes demandam mais atendimentos para a sua operação;
  • quais são os seus melhores operadores;
  • quais os picos de atendimentos durante o dia, semana e mês;
  • quantas previsões de visitas estão sendo feitas, diminuindo o número de atendimentos;
  • se a sua empresa está entre a média nacional de atendimento. 

Com isso é possível gerenciar todas as informações do negócio e ainda elencá-las em um relatório personalizado para cada cliente. Ou seja, experiência exclusiva para os usuários 

Locker

O SmartLocker, também conhecido como caixa de correio inteligente, é uma inovação que traz comodidade aos moradores, uma vez que são notificados, via aplicativo, sobre a chegada da encomenda, e sem depender de terceiros para receber.

O processo é integrado com os Correios e uma vez que o carteiro chega ao condomínio, deposita as encomendas  no armário e automaticamente os moradores - destinatários das encomendas - recebem uma notificação. Com o próprio app, através da senha ou QR Code, eles liberam a retirada da encomenda.

Tudo acontece de forma absolutamente segura e organizada, permitindo receber, armazenar, notificar e distribuir as encomendas. 

Aplicativo 

O APLICATIVO SCOND permite que a empresa de segurança eletrônica ofereça ao síndico e aos moradores uma plataforma completa de segurança, gestão e relacionamento.

A solução possibilita cadastrar e autorizar visitantes e prestadores de serviços, fazer a gestão de correspondências, encomendas e centralizar a comunicação em um canal oficial.

Além disso, com a chave virtual, a empresa colabora para que seus clientes estejam prevenidos de contaminações pelos meios de acesso existentes.

O aplicativo está integrado com os principais players do mercado - PSIM, VMS, Interfone IP, Voz sobre IP, Controle de Acesso, Locker, entre outros.

Center

A plataforma CENTER, é um hub de soluções integradas, com os principais players do mercado - PSIM, VMS, Interfone IP, Voz sobre IP, Controle de Acesso, Locker, entre outros.

Com todas estas integrações, empresas de monitoramento, portaria remota, portaria autônoma, portaria física, controle de acesso, entre outras, poderão oferecer aos seus clientes autonomia, interatividade, economia e inteligência.

Escolha uma das soluções SCOND ou converse com nossos especialistas 

Dúvidas? Fale Conosco

Venha nos Visitar

Rua Belarmino José da Silva, 42, Sala 02
Ipiranga, São José/SC
CEP  88111-390

Ver Mapa