Portuguese
ptenes
Blog

Entenda tudo sobre QR Code passivo

Terça, 25 Agosto 2020 Terça, 25 Agosto 2020
Compartilhe
Nos condomínios com portarias remota e virtual, o uso de QR code para acesso já é uma realidade. Antes, a chave virtual chegava aos visitantes via sms e era necessário baixar um app para entrar no condomínio.
 
Usando o QR code impresso, sem um leitor em cada portaria, é possível economizar cerca de 5.400,00 reais, já que em um projeto se usa em média 6 leitores, e cada um custa em torno de 900,00 reais.
 
Mas, como funciona?
 
O código é impresso em uma placa de material não reflexivo e posicionada em frente à entrada do condomínio. Quando o visitante chega, abre o link enviado pelo morador, é redirecionado a plataforma customizada com a marca do Integrador, para que seja feito a leitura do QR Code. A partir da leitura, as portas se abrem. Muito simples, não demanda aplicativo e o melhor de tudo: é seguro.
QR Code Passivo SCOND 
Quando o visitante entra, o morador recebe um aviso no celular pelo app da SCOND (customizado com a marca da empresa de segurança que presta o serviço) e pode ir recebê-lo.
 
O sistema também funciona para listas de convidados adicionados pelo aplicativo. Em caso de uma reunião entre amigos ou uma pequena festa, o morador não precisa enviar o link para cada convidado por vez. Esse trabalho é totalmente automatizado. E claro, sempre devemos orientar os moradores a mandar acesso apenas para pessoas de confiança!
 
E como faço para gerar o QR Code?

O QR Code nada mais é do que um código de barras 2D que pode ser lido pelo celular e redirecionado a uma URL online. É a conexão do impresso com o digital. E no seu caso, enquanto empresa de segurança, é uma forma moderna de abertura de portas do condomínio e sem contato humano - fator importante, considerando a Pandemia do Covid-19.

Existem duas opções de QR Code, os dinâmicos e os estáticos. Os QR Codes dinâmicos são códigos que podem ser analisados e editados mesmo depois de impressos. Isso significa que você pode verificar quantos scans já teve e até atualizar a URL de destino.

Mas, para o controle de acesso, os QR Codes Estáticos já são suficientes. Eles direcionam para sua página de destino, sem possibilidade de editar ou ver quantas vezes seu código já foi usado. São ideais para serem impressos e colocados na entrada do prédio com o objetivo de chave virtual. Ao escolher um site para a geração do código, apenas verifique a validade, especialmente se você estiver usando uma conta gratuita.

Para imprimir, temos algumas especificações para considerar, são elas:

     1) Uma imagem com alta resolução. Os formatos de imagem que podem ser usados são o JPG, PNG, EPS e SVG. Sendo que os dois últimos são ótimos para impressões maiores, pois podem ser ampliados sem perda de qualidade. Um adendo: sempre faça testes antes de fixar seu código, garanta que ele não perdeu a funcionalidade com a impressão.

     2) Tamanho do arquivo adequado. Precisamos considerar o tamanho da impressão. Ele deve ser determinado em relação ao número de caracteres codificados. Quanto mais conteúdo codificado, mais espaço é necessário. Na maioria dos casos, um tamanho de 2 cm x 2 cm é suficiente.

     3) Outro ponto de atenção é evitar superfícies irregulares, pois isso afeta a legibilidade dos códigos.

Para se inspirar! Veja como alguns de nossos clientes têm feito suas placas:

QR Code Passivo Guardian
QR Code Passivo SCSeg
 
 
Algumas opções de onde fazer seu QR Code

QR Code generator: neste site, é possível criar códigos estáticos sem data de validade por meio do gerador online de QR Code 100% gratuitos. Ou então optar por um dos planos de assinatura de códigos dinâmicos.

E-lemento: aqui os planos permitem a criação dos dois tipo de QR Code e tem a opção de personalizar o seu código com o design da empresa, logotipo e cores. Os planos incluem suporte por email, geolocalização, verificar detalhes do dispositivo, analytics e imagens nos formatos: JPG, PNG e SVG.

RCODE STUDIO: por fim, neste site os planos são mistos, permitindo a criação de códigos estáticos e dinâmicos em todos os planos e scans ilimitados em todos eles.

Em todos os sites pagos citados, os códigos não têm validade e os planos possuem número ilimitado de scans.

Ainda tem alguma dúvida sobre QR Code passivo? Comente aqui embaixo para que possamos te ajudar :)

O uso da chave virtual diminui consideravelmente o número de atendimentos na central de monitoramento. Solicite contato com nosso time comercial.

Dúvidas? Fale Conosco

Venha nos Visitar

Rua Belarmino José da Silva, 42, Sala 02
Ipiranga, São José/SC
CEP  88111-390

Ver Mapa