Portuguese
ptenes
Blog

O que é Condomínio 5.0? A nova aposta do setor de segurança!

Quarta, 02 Fevereiro 2022 Quarta, 02 Fevereiro 2022
Compartilhe

Com o avanço da tecnologia, os desdobramentos da 4ª revolução industrial e suas consequentes possibilidades de interação entre máquinas e a realidade humana, muitas soluções têm se tornado mais práticas e seguras. É o caso do condomínio 5.0. 

Essa é uma aposta do setor de segurança e imobiliário que promete conforto, praticidade, além de posicionar os condôminos como agentes protagonistas de suas residências ou locais de trabalho. 

Neste conteúdo você confere o que é o Condomínio 5.0 e como ele já pode ser uma realidade para você ou sua empresa. 

O que é o Condomínio 5.0! 

A terminologia Condomínio 5.0 está diretamente conectada com a Revolução Industrial 4.0, a qual é guiada pelos bancos de dados, algoritmos inteligentes, inteligência artificial e por tecnologias que permitem, cada vez mais, uma integração da vida em nuvem com a vida offline. 

Esse processo de convergência entre máquinas, computadores e ação humana, chamada de Revolução Industrial 4.0, ganhou esse nome em 2011, durante a Feira Hannover, na Alemanha. 

Desde então, a tecnologia 4.0 permite avanços nas mais variadas áreas, inclusive, na relacionada à segurança privada e patrimonial de condôminos. 

Como isso ocorre? Por meio da utilização de softwares integrados aos equipamentos de segurança tecnológica, biometria, reconhecimento facial, a própria portaria virtual, entre outras capacidades. 

Tudo isso dá ao condômino, seja doméstico ou pertencente a alguma empresa, a opção de ser corresponsável pela sua segurança. 

O Condomínio 5.0 será uma resposta fenomenológica a todas essas atualizações cibernéticas e permitirá, para os próximos anos, um cenário no qual as soluções digitais de segurança e interação entre moradores, centrais de monitoramento, visitantes e transeuntes de determinado espaço sejam a regra e não a exceção. 

Em linhas gerais, falar em Condomínio 5.0 é falar também na sociedade 5.0, criada a partir das novas configurações sociais advindas da revolução 4.0. 

Entre nós já existem os nativos digitais, pessoas que veem a integração e interação com sistemas inteligentes de forma natural. 

Enquanto isso, o público mais velho também se atualiza e busca se parte dessa engrenagem. Por isso, soluções que envolvam tecnologia, principalmente, relacionadas à segurança, ganham cada vez mais espaço. 

A expectativa é que, de forma progressiva, os condomínios integrados digitalmente estejam presentes nas soluções de empresas de segurança, por exemplo. E, que isso, instaure uma cultura de atualizações de conhecimento de todos os agentes envolvidos nessa equação - condôminos e centrais de monitoramento, por exemplo. 

Dessa forma, existe uma propensão de que os condomínios se tornem cada vez mais "inteligentes" reconhecendo a integração de máquinas e ações do dia a dia, visando o conforto e segurança de seus moradores. 

Como perceber o Condomínio 5.0 na prática?

A robótica, Internet das Coisas, Inteligência Artificial, entre outras tecnologias, compõem esse universo do Condomínio 5.0 e permitem, por exemplo, há algum tempo, a implantação das portarias remotas/virtuais. 

Nesse sentido, já é possível encontrar atualizações dessa possibilidade tecnológica, com serviços que tornam esse processo ainda mais prático e focado em uma das bases da sociedade 4.0 - a segurança como pilar do bem-estar. 

A Scond, especializada em soluções tecnológicas para empresas de segurança eletrônica, por exemplo, oferece para o serviço de portarias autônomas e remotas um novo plus: acesso a condomínios totalmente controlado pelas centrais de monitoramento remoto ou pelo próprio usuário final por meio de um aplicativo de celular. 

Como funciona a portaria remota controlada por aplicativo de celular? 

Representando um dos exemplos desse cenário de Condomínio 5.0, a solução da Scond facilita ainda mais a checagem da segurança não só para condomínios, mas, para qualquer empresa de segurança que preste o serviço de portarias remotas. 

O objetivo do produto é oferecer para o serviço de Portaria Remota, por meio de um aplicativo de celular, vários benefícios para os usuários finais e os gestores de condomínios:

  • Controlar a entrada e saída de pessoas, permitindo seu acesso ao espaço por meio do próprio smartphone. 
  • Cadastrar e autorizar visitantes e prestadores de serviços, gerando chaves virtuais para entrar no condomínio apenas com um QR CODE.
  • Fazer a gestão de correspondências, encomendas e centralizar a comunicação em um canal oficial.
  • Quando a entrada não for autorizada por meio do smartphone do condômino, a equipe da central de monitoramento entra em ação. 

Além disso, na Scond há também um sistema completo para gestão de empresas de segurança eletrônica/monitoramento remoto, o Center SCOND, que permite que as empresas façam a gestão completa dos condomínios usando tecnologia de forma organizada, orientada por dados e indicadores. 

O sistema permite centralizar a comunicação, tratar as ocorrências/chamados, disponibilizar documentos, contratos e gerar avisos, entre outras funcionalidades.

Desafios do Condomínio 5.0

Um dos principais desafios da proposta do Condomínio 5.0 está relacionado à criação de uma nova cultura entre trabalhadores das centrais de monitoramento, condôminos e pessoas em geral. 

Uma vez que os processos integram máquinas e inteligências artificiais aos processos humanos, é necessário, de forma ainda mais incisiva, que todos estejam interessados em conhecer como as tecnologias funcionam e promovem uma melhor qualidade de vida. 

Assim, os desafios estão ligados a uma predisposição à atualização de saber constante do síndico, condôminos, fornecedores e parceiros. 

A adaptação tecnológica é fundamental, entretanto, é necessário também que haja uma transformação digital pautada na mudança cultural do condomínio. 

Assim, há algumas frentes para que esse processo seja implementado de forma proveitosa: 

  • Fornecedores que compreendam problemas tangíveis aos condomínios e consigam propor soluções tecnológicas.
  • Pensar na segurança dos dados relacionados ao Condomínio 5.0. Com tudo em rede, ou seja, na nuvem, é necessário que a cibersegurança seja uma prioridade ao se contratar determinada solução digital. 
  • Adaptação humana à transformação digital. 

______________________________________________

Ou seja, o Condomínio 5.0 já é uma realidade e há empresas no mercado especializadas em ofertar segurança, praticidade e conforto por meio de soluções cada vez mais tecnológicas. 

Seja para empresas que trabalham com segurança privada e patrimonial, ou para clientes autônomos que buscam qualidade de vida, a Scond proporciona experiências pautadas nas transformações digitais e nas demandas de uma sociedade conectada. 

Conheça aqui as soluções da Scond e veja como tornar a sua empresa de segurança ou o seu condomínio mais seguros, de um jeito mais fácil, e que dê mais autonomia aos seus agentes relacionados.

Dúvidas? Fale Conosco

Venha nos Visitar

Rua Belarmino José da Silva, 42, Sala 02
Ipiranga, São José/SC
CEP  88111-390

Ver Mapa