Portuguese
ptenes
Blog

Condomínios sustentáveis, você sabe o que significa?

Quinta, 09 Dezembro 2021 Quinta, 09 Dezembro 2021
Compartilhe

Condomínios sustentáveis são aqueles que se utilizam de diferentes recursos para promover o menor impacto possível no ecossistema em que estão inseridos. Existem diversas maneiras de promover a sustentabilidade nos condomínios, e o uso de tecnologia para gestão dos processos e burocracias é uma das formas desta promoção sustentável.

A tecnologia está diretamente ligada à sustentabilidade do ponto de vista da economia gerada com seu uso. Redução de custos, automatização de tarefas, consumo consciente, segurança e eficiência são alguns dos benefícios que podem se originar do seu uso. E tudo isso contribui para tornar o ambiente cada vez mais sustentável.

Continue a leitura e conheça mais sobre os condomínios sustentáveis e possíveis soluções para transformá-los desta maneira.

O que são condomínios sustentáveis

Com foco na qualidade de vida e na boa relação com o meio ambiente, os condomínios sustentáveis são aqueles planejados para proporcionar esses benefícios. Normalmente estão associadas a este conceito as ações de:

  • uso das áreas comuns;
  • manutenção do paisagismo;
  • descarte correto de lixo;
  • redução do desperdício de recursos naturais;
  • economia de água e energia;
  • aproveitamento da iluminação solar;
  • redução do uso de papel;
  • etc.

É importante sinalizar que os empreendimentos imobiliários, pelo contexto da cadeia produtiva da construção civil, geram impactos significativos no meio em que são erguidos. Desde a retirada de vegetação e demais elementos naturais da região; passando pelo uso excessivo de água e desperdício de recursos e materiais; até a poluição do ar causada pelas máquinas.

Olhar para todo esse cenário com o viés da sustentabilidade já é fundamental, mas depois também é possível implementar medidas para transformar essas obras em condomínios sustentáveis no dia a dia.

Tecnologia para condomínios sustentáveis

Quando se fala em tecnologia, normalmente a primeira coisa que se associa é aos robôs ou softwares de inteligência artificial que fazem tudo de forma autônoma. No entanto, tecnologia para condomínios sustentáveis por ser uma simples agenda digital que notifica os moradores sobre o horário da coleta de lixo, por exemplo

Outra possibilidade é o uso de aplicativos para monitoramento e segurança do espaço privado, com acesso para os moradores através do celular. Isso gera uma automatização de determinados processos e, com certeza, traz muito mais qualidade de vida para este ambiente.

O uso de softwares e sistemas tecnológicos digitais em condomínios sustentáveis contribui ainda com a redução da compra de hardware. Além de acarretar em menos custos para a empresa, ajuda a gerar menos lixo eletrônico e a garantir a centralização e unificação das informações, sem possibilidade de perdas, isso é possível através de soluções que fazem uso de QR Codes para o controle e gerenciamento de acessos.

A seguir, confira alguns exemplos de soluções tecnológicas da SCOND para contribuir com condomínios sustentáveis.

Mural virtual de recados

O primeiro recurso tecnológico que pode contribuir para termos cada vez mais condomínios sustentáveis é o mural virtual de recados. Este produto possibilita a economia de papel, sem a necessidade de impressão e disponibilização dos comunicados nas áreas comuns. Com o Mural de Avisos de forma virtual, todos os moradores têm acesso às informações de forma digital, através do aplicativo.

Chave virtual

Mencionamos anteriormente que a qualidade de vida dos moradores também faz parte do conceito de sustentabilidade nos condomínios. Por isso, o recurso de chave virtual da SCOND pode ajudar muito. Através dele, os moradores conseguem gerar chaves virtuais para visitantes ou prestadores de serviço, sem que precisem fazer uma cópia da chave fixa.

Registro virtual de ocorrências

De forma geral, o que a tecnologia mais pode fazer pelos condomínios é promover a sua digitalização e agilidade nos processos. Como é o caso do registro virtual das ocorrências, que permite acelerar a resolução de demandas com os envolvidos em cada qual. As notificações são enviadas imediatamente e todos conseguem se comunicar e solucionar a questão pelo aplicativo.

Neste caso, além da otimização do processo, é possível registrar ocorrências voltadas a problemas estruturais do prédio que possam prejudicar a sua sustentabilidade, como luzes com sensor que não apagam, ou vazamento de água, por exemplo. É isso mesmo, diga adeus aos velhos livros de registros que costumam ficar nas guaritas tradicionais.

E aí, quer saber mais sobre como multiplicar cada vez mais os condomínios sustentáveis? Então conheça todos os benefícios da portaria autônoma da SCOND, e ofereça para os seus clientes soluções tecnológicas que promovem a sustentabilidade.

Dúvidas? Fale Conosco

Venha nos Visitar

Rua Belarmino José da Silva, 42, Sala 02
Ipiranga, São José/SC
CEP  88111-390

Ver Mapa