Portuguese
ptenes
Blog

5 Aplicações da inteligência artificial na segurança eletrônica atual!

Segunda, 27 Novembro 2023 Segunda, 27 Novembro 2023
Compartilhe

A inteligência artificial (IA) na segurança eletrônica é uma das principais tecnologias emergentes dessa indústria, sendo responsável por otimizar os protocolos de segurança e controle de acesso, além de atuar como uma aposta para a mitigação de eventos suspeitos. 

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, por exemplo, somente de janeiro a junho de 2023 o estado registrou cerca de 1700 assaltos a condomínios - número que caracterizou uma média expressiva de 8 intercorrências por dia. 

Nesse cenário, as tendências de inovação, tal qual a IA, destacam-se como alternativas importantes para agregar valor às soluções de mercado e também por permitirem que a gestão da segurança esteja um passo à frente dos crimes contra pessoas e patrimônio. 

No decorrer deste artigo vamos conversar mais sobre o conceito, potenciais, benefícios e aplicações da inteligência artificial na segurança e porque o investimento em tecnologia é tarefa imprescindível a negócios do setor.

O que é Inteligência Artificial? 

Com a disseminação de aplicações rotineiras e acessíveis ao público, como a Siri (Apple) e a Alexa (Amazon), a inteligência artificial passou a ser mais tangível! Entretanto, seus conceitos já são cunhados desde 1950, quando foram lançados pelo criptógrafo Alan Turing. A partir disso, a ferramenta tem evoluído rapidamente, conquistando espaço nos mais diversos segmentos do mercado. 

Segundo o dicionário Cambridge, o termo refere-se ao desenvolvimento de sistemas de computador dotados da capacidade de efetivar tarefas complexas que originalmente demandariam uma inteligência humana. 

Através da absorção e processamento de uma grande quantidade de dados, a IA e seus algoritmos conseguem identificar padrões pertencentes a essas informações, em uma sistemática de aprendizado contínuo e, com isso, podem "prever" eventos futuros e tomar decisões. 

Consensualmente, diz-se também que IA simula a inteligência humana à medida que resolve problemas e interage com o ambiente ao qual é empregada - adquirindo certa autonomia. 

Porém, nos moldes aos quais se desenvolve atualmente, ainda é dependente de uma operação de ajuste fino humana, visto que não possui criatividade ou pensamento estratégico. 

Portanto, é uma ferramenta que otimiza tarefas e rotinas de trabalhos humanos que antes demandariam grau de onerosidade de tempo e pessoal, permitindo que os esforços sejam agora direcionados para um processo sistemático de melhoria da experiência do cliente. 

➡️ Leia também: Investir em tecnologia nos condomínios é realmente necessário?

4 Benefícios da inteligência artificial na segurança eletrônica

A integração da Inteligência Artificial (IA) na segurança eletrônica proporciona uma série de benefícios, transformando drasticamente a capacidade de detecção, análise e resposta a ameaças. 

Os avanços contribuem para a eficácia global dos sistemas de segurança e proporcionam um ambiente mais seguro e resiliente.

É o caso por exemplo:

1) Detecção avançada de ameaças: 

A inteligência artificial é capaz de capacitar sistemas de vigilância a identificar padrões complexos e comportamentos suspeitos a partir da leitura de grandes bancos de dados de imagens, aprimorando a detecção de ameaças em tempo real. 

Assim, a capacidade de reconhecer intrusões, atividades não autorizadas e potenciais incidentes de segurança se torna mais rápida e precisa, auxiliando a gestão humana desses eventos. 

Na prática, alguns softwares integrados com IA acionam as Centrais de Monitoramento quando há a incidência desses tipos de eventos, o que otimiza a segurança. 

2) Análise preditiva:

Reconhecida pela habilidade de ler grandes bancos de dados em tempo recorde, a IA também permite a análise de dados históricos para prever possíveis incidentes de segurança.

Essa capacidade de análise preditiva possibilita a antecipação e prevenção proativa de ameaças, minimizando riscos.

3) Resposta rápida e automatizada:

Através da integração da IA, a automação de processos de resposta a incidentes passa a ser uma realidade.

Isso inclui a ativação automática de alarmes, o envio de alertas e a implementação de medidas de segurança específicas sem intervenção humana imediata, melhorando a eficiência operacional.

4) Maior integração de dados:

A capacidade da IA de processar grandes volumes de dados provenientes de diferentes fontes, como câmeras de vigilância, sensores e sistemas de controle, facilita a análise integrada e fornece uma visão abrangente da segurança do ambiente.

A redução de custos na gestão das operações também é possível com a implementação da IA, visto que ela passa a dinamizar etapas de monitoramento e controle de acesso. 

Como pode ser empregada na análise de dados, contribui para planejamentos estratégicos mais precisos, metas e ações de relacionamento com o cliente adequados. 

➡️ Leia também: 6 erros comuns cometidos no mercado de segurança eletrônica 

5 Aplicações práticas da Inteligência Artificial na segurança eletrônica nos dias de hoje

Embora as vantagens já descrevam boa parte das aplicações da inteligência artificial na segurança eletrônica, podemos destacar alguns outros pontos dessa tecnologia no dia a dia da segurança. 

1) Reconhecimento facial e controle de acesso:

Uma das aplicações  mais expressivas da IA está relacionada às estratégias de controle de acesso. 

A aplicação de algoritmos de reconhecimento facial e autenticação biométrica por meio da IA fortalece esses sistemas, garantindo uma identificação precisa de pessoas autorizadas e prevenindo acessos suspeitos.

Nessa perspectiva, os sistemas de reconhecimento facial podem ser empregados para identificar pessoas autorizadas ou alertar sobre a presença de indivíduos não autorizados.

2) Análise de anomalias e comportamento:

A IA é bastante eficaz na identificação de padrões anômalos e comportamentos fora do comum, alertando para atividades que podem indicar ameaças. Isso contribui para a rápida resposta a situações de emergência.

Neste ponto,  é também um exemplo prático de como a tecnologia depende da colaboração e associação às capacidades humanas para performar com precisão. Somente com a checagem do alerta realizado pela IA é que uma equipe de operadores pode determinar se o comportamento é de fato anômalo. 

Assim, os sistemas de vigilância por vídeo inteligente podem usar IA para identificar padrões de comportamento suspeitos, como movimentos fora do comum.

3) Detecção de intrusão:

Sistemas de IA podem analisar dados de sensores, como câmeras e sensores de movimento, para identificar intrusões e acionar alarmes automaticamente.

Além disso, nos sistemas de alerta proativo, algoritmos de aprendizado de máquina capacitam os sistemas de segurança a antecipar ameaças. 

Ao analisar padrões históricos e dados em tempo real, a IA pode gerar alertas proativos, permitindo a prevenção de incidentes antes que ocorram e melhorando a eficácia global do sistema.

4) Análise de transações: 

Em ambientes financeiros, a IA pode analisar padrões de transações para identificar atividades fraudulentas.

5) Patrulhamento robótico:

É comum ver a IA associada a veículos autônomos, ou no uso de robôs direcionados ao patrulhamento em áreas específicas.

6) Detecção de Disparos: 

Outra aplicação na qual a IA pode ser empregada é na identificação de padrões de áudio, como disparos de armas de fogo, acionando alertas imediatos.

➡️ Leia também: Software “de graça”? Nem sempre!

______________________


A tecnologia como resposta para o presente e futuro do mercado de segurança eletrônica:

Por tratar-se de um setor tão dinâmico e que precisa responder, inclusive, a demandas que mudam o tempo todo, a segurança eletrônica reúne duas características: a necessidade de adaptabilidade e de escalabilidade.

Ambas são possíveis somente quando as empresas da área têm disposição para inovar e para ter a tecnologia como verdadeira aliada na entrega de soluções de alto valor agregado.

Dessa forma, seja em relação a inteligência artificial ou a qualquer outra tecnologia emergente, como por exemplo a nuvem, a premissa do mercado de segurança eletrônica é a mesma: o investimento em inovação é indispensável. 

Conheça as soluções da SCOND - a empresa de segurança B2B que é referência no desenvolvimento de produtos guiados pela tecnologia!

Dúvidas? Fale Conosco

Venha nos Visitar

Rua Belarmino José da Silva, 42, Sala 02
Ipiranga, São José/SC
CEP  88111-390

Ver Mapa