Portuguese
ptenes
Blog

Novas tecnologias para segurança eletrônica que você precisa conhecer

Quinta, 06 Outubro 2022 Quinta, 06 Outubro 2022
Compartilhe

A segurança eletrônica e patrimonial compõem um segmento que está em constante evolução, uma vez que um de seus principais pilares é a tecnologia. 

Por isso, se você oferece serviços nesta área e quer se manter atualizado,  ou, está buscando por soluções que se adaptam às principais demandas de um mercado sempre em movimento, é importante estar atento às apostas de tendências para segurança e gestão.

Os avanços tecnológicos permitem a criação de ferramentas capazes de barrar os sofisticados crimes contra a integridade de bens e pessoas, e também contribuem para a dinamicidade das gestões de condomínios e de suas rotinas. 

Abaixo você fica por dentro de alguns deles. Continue conosco. 

6 novas tecnologias de segurança eletrônica

1) Condomínio 5.0

O modelo de gestão chamado de Condomínio Inteligente, ou Condomínio 5.0, é uma aposta dos setores de segurança e imobiliário, prometendo conforto, praticidade, além de posicionar os condôminos como agentes protagonistas de suas residências ou locais de trabalho.  

As tendências de condomínios inteligentes superam a simples implementação tecnológica e oferecem, além de segurança, mais comodidade e experiências positivas a quem utiliza os espaços residenciais ou empresariais desses empreendimentos. 

Para 2022 e para os anos seguintes, o setor imobiliário vislumbra uma maior integração entre demandas humanas e soluções pautadas no desenvolvimento da tecnologia. 

A exemplo disso, um estudo da empresa de consultoria McKinsey, mencionado no relatório do BNDES, indica que a IoT (internet das coisas) deve movimentar no Brasil aproximadamente US$ 200 bilhões até 2025. 

A terminologia "5.0" é guiada pelos bancos de dados, algoritmos inteligentes, inteligência artificial e por tecnologias que permitem, cada vez mais, uma integração da vida em nuvem com a vida offline. 

Por meio da utilização de softwares integrados aos equipamentos de segurança tecnológicos, biometria, reconhecimento facial, a própria portaria virtual, entre outras capacidades, dá ao condômino, seja ele de um grupo doméstico ou pertencente a alguma empresa, a opção de ser corresponsável pela sua segurança. 

Em linhas gerais, o condomínio inteligente é o modelo de gestão que utiliza a tecnologia para guiar a maior parte de suas funcionalidades e ações, desde segurança ao entretenimento e conforto. 

2) Reconhecimento facial e biometria vascular 

A biometria digital já é bem difundida no Brasil, principalmente, no segmento de controle de acesso.

Como é característico das tecnologias, esse recurso passou por evoluções e avançou da biometria digital para a biometria vascular. Neste último modelo o formato das veias é captado através do princípio da transmitância na imagem, um processo de diferença de absorção de feixes do espectro de infravermelho (NIR – Near Infrarred e FIR – FarInfrarred), similar ao utilizado pelas câmeras de CFTV para visualização em ambientes sem-luz visível.

A biometria vascular não pretende substituir plenamente a biometria digital, devido ao custo, sobretudo, das tecnologias de baixa qualidade (alto índice de falso positivo/negativo), mas é um importante ativo do segmento para os próximos anos.

Outro avanço tecnológico que tem se popularizado no Brasil e no mundo, especialmente com os desdobramentos da Covid-19, é a Biometria Facial. Nela o usuário realiza o seu cadastro no aplicativo da SCOND por meio do envio de uma foto e, a partir disso, ao acessar um condomínio, por exemplo, o sistema compara a pessoa com a foto enviada pelo usuário. 

3) Portaria Autônoma, Remota e Híbrida 

Empresas de segurança normalmente oferecem os serviços de controle de acesso, portaria autônoma (linkar o conteúdo sobre portaria autônoma quando o mesmo for postado), portaria remota, portaria híbrida, vigilância por meio de câmeras, prontidão para o atendimento de eventos suspeitos, back-up de imagens para posteriores análises caso seja necessário, botão de pânico, entre outras opções.

Observando as demandas por trás de cada empreendimento, é mais simples indicar qual a melhor dessas três soluções para os clientes. 

  • A portaria autônoma é a que conecta portaria diretamente ao condômino com menores custos de implementação e manutenção
  • A portaria remota é o controle de acesso realizado, normalmente, por central de monitoramento espcializada
  • Já a híbrida pode mesclar portaria autônoma e humana, portaria autônoma e remota ou portaria remota e humana. 

4) Coleta, tratamento de dados, business inteligence e conformidade legal 

Há algum tempo os dados também fazem parte dos ativos importantes da segurança eletrônica. 

Por isso, saber como tratá-los, garantindo a adequação à LGPD é essencial. Além disso, diversos insights e oportunidades podem surgir a partir de uma análise criteriosa dos dados dos clientes e mercado. 

Para todos esses casos já existem softwares capazes de interpretar tais informações e também de garantir a conformidade legal. 

O BI, Business Intelligence, da SCond, por exemplo, é a solução perfeita para empresas de portaria remota, virtual, eletrônica ou autônoma.

Por meio dela você tem acesso a um dashboard que indica: 

  • tempo que seus operadores levam para atender os eventos de interfone;
  • quantos eventos de interfones a sua empresa atendeu nas últimas 12 horas;
  • quais clientes demandam mais atendimentos para a sua operação;
  • quais são os seus melhores operadores;
  • quais os picos de atendimentos durante o dia, semana e mês;
  • quantas previsões de visitas estão sendo feitas, diminuindo o número de atendimentos;
  • se a sua empresa está entre a média nacional de atendimento.

5) Drones

As câmeras tradicionais de segurança estão ficando para trás. Prova disso é que uma das principais tendências de gestão e novas tecnologias para este segmento é a utilização de imagens captadas via drone.

O equipamento é capaz de cobrir grandes áreas e, normalmente, é integrado aos demais sistemas, para auxiliar rondas de inspeção.

6) Automação 

Inteligência artificial, big data, IoT (Internet das coisas), business intelligence, entre outras tecnologias, já são uma realidade. 

A utilização dessas ferramentas, softwares e plataformas é uma das tendências imprescindíveis do condomínio inteligente. 

O principal objetivo de integrar esses avanços tecnológicos à rotina dos condomínios é proporcionar agilidade e conforto aos moradores ou colaboradores do espaço. 

A partir dessa engrenagem, é possível conectar diferentes sensores inteligentes, programas para transmitir dados entre um acontecimento e uma ação, dinamizar atividades cotidianas como as luzes que se acendem quando alguém passa, etc. 

Além dessas vantagens, a automação de situações costumeiras ocasiona também a redução de gastos dos condomínios e um planejamento financeiro mais enxuto. 

---------------------------------

À medida que os crimes se sofisticam e ameaçam a segurança pessoal e patrimonial, é necessário renovar conceitos, metodologia, teorias e práticas que proporcionem uma melhor qualidade de vida. 

Por isso, a associação entre tecnologia e seus avanços à segurança eletrônica é tão visceral. 

Por aqui, na SCond, desenvolvemos um e-book gratuito com outras 7 tendências e novas tecnologias para área, além de detalhamentos importantes para quem quer oferecer serviços com alto valor agregado e que respondam às necessidades do mercado. 

Baixe o e-book "Condomínio Inteligente: Tendências e novas tecnologias para segurança e gestão" gratuitamente aqui e tenha acesso ao conteúdo na íntegra!   

  

Dúvidas? Fale Conosco

Venha nos Visitar

Rua Belarmino José da Silva, 42, Sala 02
Ipiranga, São José/SC
CEP  88111-390

Ver Mapa