Portuguese
ptenes
Blog

5 vantagens de adotar um plano de manutenção condominial para segurança eletrônica

Segunda, 27 Fevereiro 2023 Segunda, 27 Fevereiro 2023
Compartilhe

Administrar um condomínio é uma tarefa bastante complexa, uma vez que demanda atenção simultânea a inúmeras áreas, desde relacionamento entre condôminos à segurança patrimonial e pessoal. 

Por isso, o plano de manutenção condominial é uma alternativa estratégica para otimizar os processos e a gestão desses espaços, tornando as rotinas dos usuários mais práticas e prazerosas. 

Organizar esse tipo de procedimento, aprovar em assembleia um orçamento específico para as ações, bem como registrar os planos de atividades que os contemplam, é um passo essencial e que diferencia os condomínios de manutenção preventiva daqueles que "apagam incêndio" (manutenção corretiva). 

Assim como em qualquer outra área, ter um panorama programado de ações para o condomínio garante previsibilidade ao planejamento financeiro, além de mais segurança aos condôminos. 

Entendendo a importância da execução de um plano de manutenção condominial, a SCOND, referência no mercado de segurança eletrônica, elencou abaixo os motivos pelos quais a sua empresa deveria oferecer o serviço como diferencial aos clientes. 

O que define um plano de manutenção condominial

Regulamentado pela “ABNT NBR 5674/2012 - Manutenção de edificações”, o plano de manutenção condominial é caracterizado por ações periódicas de revisão de serviços, estruturas e demais partes envolvidas na rotina de um condomínio. 

Ou seja, isso significa dizer que o condomínio com um plano de manutenção possui revisões agendadas de tempos em tempos para observação de toda a sua estrutura e funcionamento.

O objetivo dessa prática, claro, é garantir que o condomínio continue apresentando condições seguras para habitação e convivência, além de otimização de custos e de facilitação do serviço dos síndicos e equipes administrativas. 

A exemplo do que pode estar contido em um plano de manutenção condominial estão atividades como: 

  • Estrutura: checagem geral da estrutura, identificação de vazamentos, mofos, necessidade de reparos e pintura, troca de extintores, garantia de acessibilidade, funcionamento dos elevadores e pára-raios, etc. 
  • Limpeza: limpeza periódica de calhas, piscina, lixeiras, fachada do prédio, caixas d'água, necessidade de dedetização, entre outras possibilidades. 
  • Segurança: checagem recorrente dos sistemas de segurança do condomínio. Observação dos equipamentos, dos softwares de segurança, ferramentas, câmeras, cancelas, interfones, atuação dos profissionais, etc. 

Fica evidente que o plano de manutenção condominial requer o mapeamento de muitas atividades, sendo às relacionadas à observação constante da segurança uma das principais.

É por esse motivo que as empresas de segurança eletrônica que já possuem um plano de manutenção adequado e integrado ao seu portfólio saem na frente e se diferenciam no mercado. 

Ao entregar ao cliente o plano de manutenção condominial dessa área, a empresa facilita o trabalho da Administração e cria mais oportunidades para fechar negócios. 

5 Benefícios de elaborar um plano de manutenção condominial para segurança eletrônica 

Nesse sentido, existem inúmeras vantagens de oferecer ao cliente um serviço com um plano de manutenção condominial já orquestrado. 

1) Otimização de custos com equipamentos.

Normalmente, a segurança eletrônica requer um valor de investimento inicial mais alto.

Entretanto, quando há a implementação de um plano de manutenção condominial para a área, esse gasto se torna um investimento estratégico. 

Como os equipamentos e ferramentas são monitorados com frequência, a chance de ocorrer uma falha que demande um gasto exorbitante é menor. 

A partir da checagem periódicas dos sistemas que envolvem a segurança de um condomínio, é possível trocar ou reparar peças defeituosas antes delas impactarem de forma mais incisiva as atividades do espaço. 

2) Experiência do cliente.

O plano de manutenção condominial para segurança eletrônica permite que as empresas da área estejam sempre em contato com os clientes. 

Visto que as revisões de equipamentos, softwares e sistemas é regular, há a identificação rápida de problemas, o devido reparo e, consequentemente, um aumento da satisfação do cliente. 

A experiência do cliente e o relacionamento com os usuários são beneficiadas com essa medida

3) Aumenta a segurança.

Aqui provavelmente está a vantagem principal da adoção de um plano de manutenção condominial: reduzir os riscos aos moradores e usuários. 

Se uma câmera de um circuito de videomonitoramento não funciona, ou um interfone entra em curto, a segurança do espaço está em risco, não pode ser realizada adequadamente. 

Por isso, a manutenção é tão importante para este segmento, pois possibilita que a empresa que presta os serviços de segurança eletrônica esteja sempre ciente do que está ou não funcionando para cada cliente. 

Assim, adotar essa medida potencializa o plano de segurança dos condomínios, pois reduz as oportunidades de falhas de equipamentos ou de atuação dos profissionais envolvidos na área. 

4) Otimiza as despesas de manutenção

A manutenção preventiva assegura a longevidade do condomínio. 

Os reparos são feitos de forma espaçada e pontualmente, reduzindo despesas inesperadas com grandes consertos ou substituições de ferramentas e afins. 

5) Permite o acompanhamento de tendências 

Ao realizar um plano de manutenção condominial para segurança eletrônica, a empresa que oferece esse serviço pode mensurar se as suas soluções são realmente úteis ao dia a dia dos clientes. 

O contato próximo com o consumidor, a checagem de materiais, equipes de trabalho, ferramentas e equipamentos da área, dá maleabilidade para que a empresa implemente melhorias no seu portfólio e as apresenta aos síndicos e demais clientes.

-----------------------------------

Além desses benefícios, o plano de manutenção condominial de forma geral permite que erros, problemas e falhas sejam corrigidos com rapidez. 

É a associação perfeita de um plano de ações com uma gestão de riscos eficiente.

Quer saber como implementar um plano de manutenção condominial ao seu portfólio de forma eficiente? Entre em contato com os nossos especialistas da SCOND aqui!

Dúvidas? Fale Conosco

Venha nos Visitar

Rua Belarmino José da Silva, 42, Sala 02
Ipiranga, São José/SC
CEP  88111-390

Ver Mapa