Portuguese
ptenes
Blog

As melhores dicas para administrar condomínios

Quinta, 13 Janeiro 2022 Quinta, 13 Janeiro 2022
Compartilhe

A gestão de condomínios é um desafio para a maior parte das pessoas que trabalham com isso. Sejam profissionais da área ou pessoas comuns que assumem esse papel, as atividades a serem realizadas são muitas e envolvem diferentes áreas do conhecimento. Por isso, trazemos hoje aqui algumas dicas para administrar condomínio.

Algumas das frentes que os gestores de condomínios precisam ter, ao menos, algum conhecimento para manter a operação funcionando, são:

  • contabilidade;
  • administração;
  • atendimento ao cliente;
  • mediação de conflitos;
  • controle operacional;
  • âmbito jurídico;
  • entre outras.

Os condomínios podem ter esses aspectos atendidos por dois diferentes modelos de administração, sendo a autogestão ou a gestão por administradoras. Para os dois casos, haverá um síndico eleito em assembleia, que pode ser ou não um morador do condomínio, e ele será responsável por centralizar as demandas.

O síndico é a pessoa responsável por tudo que diz respeito ao condomínio, seja para solucionar demandas do dia a dia, seja para responder judicialmente por qualquer problema. Assim, quanto mais apoio profissional e praticidade houver na gestão, menores as chances de falhas.

Confira, a seguir, algumas dicas para administrar condomínio que podem ser utilizadas tanto por administradores autônomos quanto por empresas especializadas nessa gestão.

3 dicas para administrar condomínio

Separamos aqui algumas dicas para administrar condomínio que devem ser levadas em consideração na elaboração do planejamento dos gestores. São alguns pontos principais, que podem vir acompanhados de outras nuances, mas que por si só já contribuem para dar o primeiro passo. Continue a leitura e confira!

Tipos de condomínios

A primeira dica é que o gestor tenha atenção ao tipo de condomínio que está administrando, para endereçar as prioridades de acordo com as necessidades de cada qual. Existem dois tipos principais de condomínios que podem ser considerados neste cenário: os verticais e os horizontais.

No primeiro caso, estamos falando da estrutura mais comum, que são os prédios com apartamentos verticalizados. Esse tipo de condomínio promove uma aproximação maior entre os condôminos, que dividem literalmente paredes, o teto e o chão com os apartamentos dos lados, de cima e de baixo.

Assim, alguns cuidados são muito importantes quando se fala da administração desse tipo de espaço. O barulho é um dos principais, pois é também a principal reclamação de quem convive em prédios; a manutenção dos espaços de uso comum, como salão de festas, piscina ou até mesmo os próprios elevadores; e a divisão de vagas de garagem.

Essas são algumas dicas para administrar condomínio do tipo vertical que podem ser adotadas em prol do bem-estar de todos.

Já os condomínios horizontais são aqueles compostos por casas em loteamentos e áreas fechadas. O padrão de vida nesses ambientes normalmente é mais alto, considerando o valor de mercado para de comprar ou alugar casas em comparação a apartamentos. Além disso, por se tratar de casas com acesso térreo, um ponto de atenção na administração desse tipo de condomínio é a segurança.

A boa convivência, manutenção das áreas comuns e demais detalhes burocráticos da administração do condomínio também devem ter atenção aqui, e a seguir você entende mais sobre que atividades são essenciais aos dois tipos.

Organização financeira

Esta é a principal dentre as nossas dicas para administrar condomínio, porque a definição e gerenciamento do orçamento são as bases para toda a operação. Os pontos principais que se deve monitorar quando se fala em organização financeira são:

  • classificação de despesas;
  • provisionamento e pagamento de fornecedores e funcionários;
  • prestação de contas aos condôminos e órgãos responsáveis;
  • gerenciamento de inadimplência;
  • e cumprimento das obrigações fiscais.

Para esse tipo de atividade, recomenda-se a parceria com advogados e/ou contadores, pois são temas complexos e que envolvem a legislação. Assim, essa é mais uma das nossas dicas para administrar condomínio que é fundamental para você entender.

Uso de tecnologia para gestão da informação

Um condomínio opera legalmente através de um CNPJ, ou seja, ele é como se fosse realmente uma empresa. E, como tal, necessita de uma série de processos e conformidades para funcionar. O gestor responsável pela administração do condomínio possui uma série de demandas no seu dia a dia para manter essa engrenagem rodando. Contar com tecnologias que facilitem o armazenamento e a gestão das informações envolvidas no processo pode ser de grande ajuda.

Seguindo o conceito de condomínio inteligente, os gestores podem realizar levantamentos das suas principais atividades do dia a dia na função. A partir disso, pode-se fazer pesquisas de mercado para entender quais dessas tarefas a tecnologia já pode automatizar ou, pelo menos, facilitar.

Como exemplo, podemos mencionar desde aplicativos para a gestão de condomínios; passando por softwares de inteligência artificial e BI que apoiam no controle de acesso; até o uso de soluções como portarias remotas.

Ao longo de toda a operação, os gestores podem acompanhar os dados gerados por essas inteligências e entender melhor o funcionamento e as dinâmicas de cada condomínio. Assim, é possível melhorar continuamente a administração.

Essas foram algumas das nossas dicas para administrar condomínio, esperamos que tenham ajudado! Se você quiser saber mais sobre como usar tecnologia na gestão de condomínios, conheça a portaria autônoma da SCOND e ofereça o melhor em segurança e eficiência para os seus clientes!

Dúvidas? Fale Conosco

Venha nos Visitar

Rua Belarmino José da Silva, 42, Sala 02
Ipiranga, São José/SC
CEP  88111-390

Ver Mapa