Portuguese
ptenes
Blog

Vale a pena investir em parcerias de negócio na segurança eletrônica?

Quarta, 27 Março 2024 Quarta, 27 Março 2024
Compartilhe

Trabalhar com parcerias na segurança eletrônica representa uma oportunidade de expandir os negócios sem deixar o foco na especialização de segmento para trás. Calma, a gente te explica! 

Muitas vezes os gestores desse setor desejam abraçar vários nichos de mercado e escalabilizar as suas soluções para diferentes tipos de clientes (e isso ao mesmo tempo). Assim, preocupam-se com a instalação, com os sistemas de portaria eletrônica, com alarmes, etc, em uma atuação mais generalista. 

Entretanto, além desse cenário exigir um investimento relativamente alto, pode refletir no desenvolvimento defasado de alguma dessas atividades. Afinal, a empresa passa a ter que dar conta de muita coisa. 

As parcerias de negócio em segurança eletrônica aparecem nesse contexto como uma alternativa estratégica das empresas continuarem com portfólios atrativos, podendo direcionar seus esforços de equipe e recursos para a função de segurança eletrônica que melhor dominam. 

Dessa forma, um dos principais diferenciais de se optar por esse modelo de serviço, baseado em parcerias de negócios para a segurança eletrônica, é a garantia de acesso a soluções desenvolvidas especificamente para uma atividade, como é o caso das portarias remotas, com além da constante atualização e manutenção de equipamentos tecnológicos. 

Neste artigo vamos conversar mais sobre o potencial das parcerias de negócios para segurança eletrônica

❗ Leia também: Onde buscar informação sobre segurança eletrônica? Guia completo!

Afinal, vale a pena investir em parcerias de negócios para segurança eletrônica? 

Antes de respondermos a essa pergunta precisamos explicar o que está por trás da proposta de parceria. 

Na prática, as parcerias de negócio em segurança eletrônica referem-se a acordos colaborativos entre empresas do mesmo setor ou não, que visam a incrementar suas soluções e portfólio ou pretendem ter benefícios em relação à indicação de clientes.

No primeiro caso, as empresas parceiras passam a oferecer serviços ainda mais abrangentes e eficazes, enquanto no segundo têm a chance de aumentar sua carteira de clientes de uma forma mais prática. 

Podemos dividir as parcerias em três categorias principais: 

  • Parcerias com segmentos similares

Neste caso, tratam-se de acordos colaborativos com empresas prestadoras de serviços que invariavelmente fazem parte da rotina de negócios de segurança eletrônica. 

Por exemplo, uma empresa de segurança eletrônica pode contar com uma empresa parceira para agregar às suas soluções as funcionalidades da automação, de um projeto de cabeamento estruturado para tornar os equipamentos e sistemas de monitoramento mais eficazes, etc.

Ou seja, é uma parceria que objetiva otimizar etapas cruciais de serviços de segurança eletrônica, associando, para isso, a organização especializada em segurança à uma outra focada na atividade acessória, como as empresas de: 

  • Automação 
  • Cabeamento estruturado 
  • Elétrica 
  • Telefonica 
  • TI - help desk, firewall, servidor, etc
  • Monitoramento/ portaria remota

Nessa proposta, a parceria pode ser estabelecida para utilização de serviços uma da outra ou através de indicações. 

Uma das vantagens de optar por essa prática é a redução de custos operacionais e o contato com tecnologias de alto valor agregado, visto que as empresas especializadas em cada uma das atividades precisam investir na manutenção e atualização das ferramentas que oferecem. 

❗ Leia também: Por que a automação residencial vai fazer a sua empresa de segurança vender mais?

  • Parcerias com segmentos não concorrentes

Aqui o gestor de segurança eletrônica pode firmar parcerias de negócio com foco em indicação e networking. 

Quando falamos de segmentos não concorrentes pensamos em negócios, por exemplo, de construção civil, hidráulica/bombas, planejamento de móveis, etc. No dia a dia esses tipos de empresas lidam com clientes que podem precisar a curto prazo de uma empresa de segurança eletrônica. 

Através da parceria, as organizações podem indicar a sua empresa como referência em segurança eletrônica e vice-versa.
Dessa forma crescem as chances de fechar mais propostas ou pelo menos de apresentá-las com maior constância.

  • Parcerias com Segmentos Complementares 

Neste caso, a ideia é propor parcerias às empresas que atuam em segmentos complementares ao seu, que podem, por isso, te indicar aos clientes desde a fase de planejamento de um projeto. 

Tendo sua marca como parceiras, negócios de arquitetura, engenharia, design de interiores, construtoras ou síndicos profissionais, podem associar as suas soluções ao projeto desde o início. 

Por exemplo, o arquiteto pode estruturar o desenho de uma casa  já com as especificações de medidas para a instalação de um sistema de segurança eletrônica, mencionando a sua empresa a opção indicada. 

Ou seja, investir em parcerias de negócio na segurança eletrônica pode ser uma oportunidade de:

  • reduzir os custos do seu negócio
  • direcionar o foco de desenvolvimento da sua empresa para aquilo que ela faz de melhor
  • ter contato com outras soluções altamente tecnológicas e atualizadas, uma vez que as parceiras também são especialistas em uma função 
  • aumentar a carteira de clientes
  • diversificar o portfólio
  • criar uma rede de networking e compartilhamento de experiências"

❗ Leia também:  As principais apostas tecnológicas para segurança eletrônica em 2024 

5 coisas para prestar atenção antes de fechar uma parceria de negócio em segurança eletrônica:

1) Pesquise o histórico e credibilidade da empresa parceira 

Antes de formalizar uma parceria, você deve avaliar a reputação e a integridade da empresa que pretende colaborar. 
Além disso, é essencial garantir que ambas as organizações compartilhem valores e objetivos semelhantes, o que facilita a construção de relacionamentos sólidos e de objetivos em comum.

2) Não deixe o desenvolvimento da sua empresa para trás: 

Embora as parcerias possam oferecer oportunidades de crescimento e expansão, é importante não negligenciar o desenvolvimento interno da sua empresa. 
Manter um foco contínuo no aprimoramento dos seus próprios serviços e produtos é fundamental para garantir a sustentabilidade e o sucesso a longo prazo, mesmo quando se está envolvido em parcerias.
Afinal, as parcerias podem acabar, demandando que você tenha como gerir a empresa adequadamente nesse cenário.

3) Cheque os indicadores de desempenho desses acordos: 

Monitorar regularmente os resultados e o desempenho das parcerias é essencial para assegurar que elas atinjam os objetivos propostos. 
Estabeleça métricas claras e acompanhe-as de perto para identificar áreas de melhoria e oportunidades de otimização.

4) Aprenda com as empresas parceiras: 

As parcerias não precisam ter apenas um caráter comercial, elas também podem representar uma oportunidade valiosa de aprendizado mútuo.
Esteja aberto a trocar conhecimentos, experiências e melhores práticas com as empresas com as quais você colabora. Essa prática pode levar a insights inovadores e benefícios compartilhados.

5) Estabeleça uma comunicação clara e transparente: 

A comunicação eficaz é fundamental para o sucesso de qualquer parceria. Certifique-se de estabelecer canais de comunicação abertos e transparentes com os seus parceiros, nos quais as expectativas, preocupações e feedbacks possam ser compartilhados livremente. 
Manter uma comunicação constante e clara ajudará a evitar mal-entendidos e resolver problemas de forma rápida e eficiente.

-------------------------------------

Parcerias de negócios na segurança eletrônica valem a pena quando associadas a um objetivo estratégico das empresas relacionadas e também quando verificadas as capacidades de atendimento e execução de cada uma delas. 
A SCond e a Segware são exemplos de marcas parceiras que podem ajudar a desenvolver e expandir o seu negócio de monitoramento através do expertise em soluções tecnológicas para o setor. Você não precisa pensar em tudo. 
Conheça abaixo as soluções da SCond e da Segware e veja como expandir seu portfólio com as soluções das duas maiores referências em segurança eletrônica do Brasil. 
 
SCond:
  • Portaria Autônoma® 4.0 - A plataforma pioneira na integração de voz, imagem e acesso, reduzindo em até 90% o número de atendimentos na central de monitoramento.
  • Plataforma Center - um hub de soluções integradas, com os principais players do mercado - PSIM, VMS, Interfone IP,, Controle de Acesso, Locker, entre outros.
  • Aplicativo SCond - plataforma completa de segurança, gestão e relacionamento para condomínios, residências e empresas.
  • BI - Business Intelligence - um dashboard que indica as principais métricas da sua central de monitoramento, facilitando a compreensão real do negócio
  • Locker - também conhecido como caixa de correio inteligente, é uma inovação que traz comodidade aos moradores, uma vez que são notificados, via aplicativo SCond, sobre a chegada da encomenda, e sem depender de terceiros para receber.; 

SEGWARE

  • Segware Sigma (pode compreender todas as funcionalidades abaixo): mais do que um software de monitoramento, um sistema de gestão de segurança na nuvem com controle total da sua central de monitoramento.
  • Segware Access: O Software de controle de acesso em nuvem mais completo do mercado.
  • Segware Analytics: ferramenta de business intelligence para analisar o dados do seu negócio 
  • Segware IM (image monitoring): Solução de videomonitoramento (VMS) que permite integrar o monitoramento de alarmes e imagem ao mesmo tempo.
  • Segware Message: Ferramenta para envio de comunicações diretas aos clientes.
  • Segware MySecurity: aplicativo de monitoramento que permite ao cliente o acesso às câmeras, ao arme e desarme remoto de alarme e muito mais.
  • Segware OSmobile: aplicativo de monitoramento de OS permite a localização dos técnicos em tempo real através do Sigma.
  • Segware VMS Cloud: Imagens e gravações disponíveis em tempo integral para os clientes sem onerar a sua banda de upload. Uma solução totalmente integrada à gestão e operação de monitoramento de alarmes e controle de acesso. 
  • Segware VTRmobile: Acompanhe sua equipe tática em tempo real na tela de operação.

Faça contato e continue essa conversa com a gente!

Dúvidas? Fale Conosco

Venha nos Visitar

Rua Belarmino José da Silva, 42, Sala 02
Ipiranga, São José/SC
CEP  88111-390

Ver Mapa