Portuguese
ptenes
Blog

Onde buscar informação sobre segurança eletrônica? Guia completo!

Terça, 20 Fevereiro 2024 Terça, 20 Fevereiro 2024
Compartilhe

Se você gerencia uma empresa de segurança eletrônica sabe quão dinâmico esse setor pode ser! Além de se adaptar constantemente às transformações da tecnologia, o segmento também precisa atender às demandas de novos perfis de usuários - mais atentos, participativos, dispostos a comportar soluções de diferentes fornecedores e a entender a fundo os serviços que contratam. 

Por esse motivo, é indispensável conhecer quais caminhos trilhar para garantir que uma empresa e as suas soluções estejam atualizadas e compatibilizadas com essa realidade de mercado. 

Pensando nisso, desenvolvemos um guia completo para que você saiba (de uma vez por todas) onde encontrar informação de segurança eletrônica com qualidade e credibilidade. 

  • Quais são os eventos importantes de segurança eletrônica? 
  • Onde ocorrem as feiras de monitoramento? 
  • Quais conteúdos digitais acompanhar? 
  • Quais órgãos oficiais analisar para ficar por dentro do cenário de segurança eletrônica?

Vamos responder a tudo isso logo abaixo. Acompanhe e tome nota! 

Leia também:  6 técnicas para destacar sua empresa no mercado de segurança

Onde buscar informação de segurança eletrônica: 7 Principais eventos do Brasil e do mundo.

Os eventos de segurança eletrônica são excelentes fontes de informação e networking para quem faz parte do setor de monitoramento, para clientes, fornecedores e interessados nesses serviços. 

A partir desses encontros as tecnologias emergentes são apresentadas, assim como ideias inovadoras para otimização de operações de segurança. Portanto, marcar presença nessas atividades é uma dica essencial para gestores e demais profissionais de segurança! 

1) Feira Internacional de Segurança (Exposec) 

Organizado anualmente pela Fiera Milano Brasil e pela ABESE (Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança), a Exposec é uma das mais relevantes feiras de monitoramento da América Latina. 

Trata-se de um espaço plural, que incentiva a congregação das mais recentes tecnologias, produtos e serviços de segurança, em prol do desenvolvimento contínuo do setor. 

Em 2024, a nova edição do evento (25ª) ganha o título de "Infinitas Possibilidades" e a pretensão de otimizar a experiência de seus 800 expositores e 45 mil visitantes, de 4 a 6 de junho, em São Paulo.

Para isso, aposta em novas ferramentas capazes de conectar todos os envolvidos nos dias de programação, fortalecendo as redes de contato e ampliando o conhecimento sobre as últimas tendências em Segurança Eletrônica, Privada, Pessoal, Pública, Patrimonial e Empresarial.

2) ISC - International Security Conference & Exhibitions

Com origem e realização nos EUA (Las Vegas e New York) e México, atualmente a ISC possui credibilidade e popularidade em diversas outras localidades, como é o caso de uma de suas maiores feiras, a ISC Brasil!  

O evento tem como o objetivo reunir, frente a frente, compradores e expositores de diferentes países para que todos possam negociar diretamente com o mercado nacional e internacional.

Ao longo do ano, as programações apresentam uma gama variada de oportunidades de negócios na área, além de propiciar a discussão acerca da aplicação de tecnologias emergentes e de inovações na indústria de monitoramento. 

No Brasil foi realizada pela primeira vez em 2006, na cidade de São Paulo, tornando-se desde então uma referência na América Latina! 

Veja as próximas edições de eventos da marca: 

Las Vegas

09 - 12 abril 2024 | Venetian Expo

México

16 - 18 abril 2024 | Centro Citibanamex

São Paulo

Setembro 2024 | São Paulo SP

  • ISC East

Nova Iorque

Ainda sem data

Acompanhe o último ISC Brasil

3) SegSummit

O SegSummit 2024, considerado um dos eventos mais relevantes da área, será realizado no dia 23 de outubro, em São Paulo. 

A proposta da programação é debater pautas relacionadas à eficiência e segurança digital, principalmente, através de estratégias inovadoras e de soluções integradas. Para isso, estão previstas palestras com nomes referência para esse mercado, além de 8 painéis, áreas de exposição e feira de negócios. O encerramento das atividades conta com show da banda mineira Jota Quest.

São esperados mais de 2500 congressistas e 130 expositores no Distrito Anhembi, com credenciamento a partir das 8h. 

Confira cada Painel do evento, que promove ideias inovadoras do mercado de Segurança, Facilities e Cibersegurança: 

  • Indústrias, 
  • Agronegócio, 
  • Mineração,
  • Infraestrutura, 
  • ESG, 
  • Energia,
  • Powerful Women,
  •  Mercado Financeiro, 

Veja o teaser SegSummit 2024

4) Encontros de Profissionais de Segurança Eletrônica

Realizado através da parceria de duas empresas referência no setor de monitoramento Segware e SCOND, o “Encontro de Profissionais de Segurança Eletrônica” ocorre periodicamente, em estados e cidades distintas. 

Na sua edição de estreia, leva para São Paulo, no dia 20 de março, uma programação com palestras, apresentação de cases de sucesso e dicas práticas para centrais de monitoramento.

A ideia é oportunizar ao meio corporativo, aos fornecedores e demais profissionais da cadeia de serviços do segmento um ambiente para troca de conhecimentos e de experiências sobre a área. 

Confira o escopo  do evento: 

Encontros de Profissionais de Segurança Eletrônica - Edição São Paulo
20/03/2024
Park Inn by Radisson Berrini, São Paulo - SP

13:15 às 13:30 - Credenciamento
13:30 às 13:40 - Abertura
13:40 às 14:20 - Palestra Fabio Henckel: Como a criatividade e a autenticidade se tornam o combustível dos líderes e das marcas vencedoras do nosso tempo?
14:20 às 15:00 - Trilha de Conhecimento com Felipe Honorato: Como elevar as automações na sua central de monitoramento 
15:00 às 16:00 - Palestra André Baczinski: Nosso negócio é a recorrência, mas o foco deve estar no lucro líquido
16:00 às 16:20 - Coffee Break
16:20 às 17:00 - Trilha de Conhecimento com Victor Fígaro: Evoluindo o meu serviço de portaria de forma autônoma
17:00 às 17:40 - Case de Sucesso do Grupo GPS com Ademir Bertoni (Diretor de Operações)
17:40 às 18:20 - Case de Sucesso da Égide Service com Thiago Compri (Co-fundador)
18:20 às 19:00 - Palestra Alexandre Prates: O Futuro é Agora - Engajamento profissional e reinvenção no setor de segurança
19:00 às 21:00 - Happy Hour e Networking

Inscreva-se agora! 

5) SICUR 

A SICUR é o principal evento internacional de segurança na Espanha, integrando associações, empresas e profissionais de segurança pública e privada. 

Os principais focos da feira são inovação e desenvolvimento tecnológico, que são abordados por áreas como Cibersegurança; Defesa; Incêndios e Segurança de Emergência; Segurança; e Segurança no Trabalho. O objetivo da programação é melhorar o bem-estar e desenvolvimento social.

Em 2024, o evento ocorre entre os dias 27 de fevereiro a 01 de março, em Madri, capital do país. 

6) Feria Internacional de Seguridad de Bogotá E+S+S

Como exemplo de outro evento internacional, a Feria Internacional de Seguridad de Bogotá E+S+S é realizada na capital colombiana. O evento é a plataforma de negócios com maior trajetória na América Latina, e é um centro de convergência de aquisição, investimento e renovação de tecnologias de segurança.

É um ótimo cenário para a projeção de marcas, com participantes de 3 continentes. Para os expositores, oferece a possibilidade de exibir tecnologias de vanguarda e aumentar as oportunidades de negócio. O evento é dividido por setores: efficiency, security, safety e fire.

7) LAAD Defence & Security

A Latin America Aerospace and Defence (LAAD) reúne empresas brasileiras e internacionais especializadas no fornecimento de equipamentos e serviços para as três Forças Armadas, forças especiais, serviços de segurança, consultores e agências governamentais.

Na feira, os participantes têm acesso a uma rede de relacionamento e negócios em monitoramento, além de atualizarem seus conhecimentos. A próxima edição ocorre de 2 a 4 de abril de 2024, no Transamérica Expocenter em São Paulo. 

8) FISP 

A Feira Internacional de Segurança e Proteção é gratuita e com público-alvo específico, sendo um evento para debater segurança e proteção no dia a dia de profissionais de enfermagem, médicos do trabalho, psicólogos, fonoaudiólogos, engenheiros e técnicos de segurança do trabalho, inspetores de risco, segurança patrimonial, cipeiros, bombeiros, gerentes, diretores, compradores, entre outros.
A programação também conta com congressos, cursos e palestras, marcando uma excelente oportunidade de aprendizado na área.  

Onde buscar informação de segurança eletrônica: dicas de conteúdos digitais 

Outra forma bastante efetiva de atualização de conhecimento é a checagem de portais, sites e canais de vídeo já reconhecidos por materiais de qualidade. 

Criar uma rotina de visita semanal a cada um deles pode te ajudar a saber o que é pauta no momento e o que é esperado para o setor nos próximos meses. Elencamos abaixo algumas opções para você acompanhar. 

1) SCOND e SEGWARE

SCOND e SEGWARE são empresas especializadas no desenvolvimento de soluções tecnológicas para segurança eletrônica, atuando, principalmente, com recursos integrados de controle de acesso, desde sistemas de portaria, câmeras, ao software de gestão SIGMA - o mais completo do segmento. 

Em seus conteúdos, você encontra temas novos sobre o universo do monitoramento, dicas para otimizar a organização e administração do negócio, além de conteúdos sobre as tecnologias emergentes e o panorama do mercado. 

Além disso, nesses espaços há o compromisso com a credibilidade das informações e também o acompanhamento de especialistas no setor, para que a comunicação seja de fato atualizada e orientada ao dia a dia das empresas de segurança. 

Tanto a SCOND quanto a Segware também desenvolvem conteúdo em outros formatos, como o audiovisual, por exemplo.

Você também pode acompanhar as novidades da área através das redes sociais, com posts objetivos, claros e constantes.

2) Conteúdos Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (ABESE)  

A Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (ABESE) é responsável pela divulgação sistemática de dados do setor através de relatórios e pesquisas de campo, como o Panorama do Mercado.

Por isso, é imprescindível que gestores e profissionais da área acompanhem as publicações da instituição, sobretudo, no site oficial da Associação. 

A organização ainda realiza diversas outras programações e debates, como fóruns, simpósios e eventos itinerantes, além de oferecer treinamentos e capacitações sobre os mais diversos temas do setor e do mercado contemporâneo. 

3) Revista Segurança Eletrônica

Na Revista Segurança Eletrônica você encontra matérias, relatórios, webinars e conteúdos atuais sobre o mercado, em seus diferentes nichos. É uma das principais fontes de informação do setor, sendo referência em divulgação e promoção do mercado. 

4) CT Segurança 

O CT Segurança tem o objetivo de unir e compartilhar conhecimento de mercado entre os agentes do segmento, sobretudo, através de um complexo Centro de Treinamento, conteúdos digitais periódicos e de qualidade e por meio de um showroom permanente em São Paulo.

O espaço físico, CT Hub, conta com a presença dos principais fabricantes do setor, com o centro de treinamento propriamente dito, auditório, além de um coworking dedicado a profissionais da área, sendo reconhecido como o maior hub de segurança e tecnologia da América Latina 

Na Internet, os interessados por segurança eletrônica acompanham uma programação online robusta, publicada em variadas plataformas, com webinars, programas especiais, lives, entre outros temas. 

5) Papo Segurança 

O Papo Segurança é um dos canais mais populares de aprendizado em segurança eletrônica e monitoramento. 

Por lá, os 176 mil seguidores acompanham vídeos teóricos e práticos sobre o setor, desde dicas para começar na área, como superar os desafios comuns aos negócios e apresentação de inovações com potencial de transformar a gestão das empresas. 

Assista ao canal aqui!

Acompanhe também o Instagram e o site Papo Segurança 

➡️ Leia também: 6 erros comuns cometidos no mercado de segurança eletrônica

Onde buscar informação de segurança eletrônica: 5 possibilidades de capacitação.

Por fim, é essencial destacarmos os cursos e treinamentos em segurança eletrônica, para quem investe em capacitação como forma de se manter sempre atualizado no mercado. Veja as opções abaixo: 

  1. Academia ABESE - capacitação para empresas e profissionais do mercado de tecnologias de segurança.
  2. Segware EAD - mais de 9 mil alunos, 19 cursos e 7667 certificados. Confira a trilha de conhecimento aqui! 
  1. SCOND EAD - são 20 cursos atestados por mais de 1,7k alunos.
  2. ParkSeg Academy - Treinamentos certificados em Segurança e TI.
  3. SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. 

___________________________

Com o guia sobre onde encontrar informação de segurança eletrônica em mãos, manter-se atualizado e orientado para as tendências do futuro no segmento se torna mais fácil. 

Para isso, crie uma rotina, com método e dedicação, para acompanhar os conteúdos digitais e de participação nos eventos do ramo. 

Compartilhe esse conteúdo com quem faz parte do universo do monitoramento e nos ajude a transformá-lo todos os dias! 

Um texto realizado em parceria pela SCOND e Segware. Tem alguma dúvida sobre segurança e monitoramento? Continue essa conversa com nossos especialistas!

Dúvidas? Fale Conosco

Venha nos Visitar

Rua Belarmino José da Silva, 42, Sala 02
Ipiranga, São José/SC
CEP  88111-390

Ver Mapa