Portuguese
ptenes
Blog

Controle de acesso eficaz: 8 estratégias para a sua empresa de segurança eletrônica

Segunda, 08 Janeiro 2024 Segunda, 08 Janeiro 2024
Compartilhe

No portfólio das empresas de monitoramento, o controle de acesso é uma das soluções mais buscadas pelos clientes finais. Por isso, garantir um procedimento estratégico de gerenciamento de entrada e saída, seja de pessoas, veículos ou profissionais variados, é essencial para esses negócios. 

Principalmente agora que, com o auxílio da tecnologia, o controle de acesso pode ficar ainda mais otimizado e seguro, dando às empresas a oportunidade de fidelizar consumidores, além de entregar um serviço que de fato esteja alinhado às necessidades do mercado.  

Neste artigo vamos detalhar algumas dicas para tornar a sua solução de controle de visitas mais eficiente e para você fechar mais contratos a partir disso!

➡️ Leia também: 6 erros comuns cometidos no mercado de segurança eletrônica

Quais as características de um controle de acesso eficaz na segurança eletrônica?

O controle de acesso representa uma parte vital das empresas de segurança eletrônica, afinal organiza o fluxo não só de pessoas e veículos, como o de correspondências e o associado às escalas de trabalho de profissionais dos empreendimentos monitorados. 

Por ter tamanha abrangência, o serviço deve ser implementado adequadamente, observando, sobretudo, a tecnologia adequada e os pontos críticos da rotina dos condomínios. Além disso, um controle de acesso eficiente desenvolve um protocolo de segurança colaborativo, com orientações que devem ser fiscalizadas pela organização fornecedora e seguidas pelos usuários. 

Quando bem estruturada, essa solução é responsável por mitigar a ocorrência de eventos inconsistentes e por possibilitar respostas rápidas a ameaças e a comportamentos suspeitos. 

Ou seja, um controle de acesso eficiente reflete em melhores indicadores para as Centrais de Monitoramento e para as empresas de segurança em geral. Algumas das características comuns aos exemplos eficientes são: 

  • Capacidade de registrar digitalmente a rotina do empreendimento
  • Integração com a tecnologia 
  • Adaptabilidade e flexibilidade
  • Gestão de relacionamento com o cliente para aprimorar a solução 
  • Contar com Plano de Manutenção
  • Mapeamento dos indicadores 
  • Ter um Protocolo de segurança específico para cada tipo de gerenciamento - portaria, veículos, correspondências e fluxo de profissionais
  • Ser uma solução completa, de ponta a ponta
➡️ Leia também: Investir em tecnologia nos condomínios é realmente necessário?

8 dicas para transformar o seu controle de acesso em uma solução mais rentável

Selecionamos agora oito dicas práticas para desenvolver e otimizar o controle de acesso na sua empresa de segurança eletrônica. Confira 

1) Aposte na integração da tecnologia adequada para a realidade do seu cliente 

À essa altura você já sabe que um controle de acesso eficiente demanda o uso de tecnologia, certo? 

Entretanto, sem o devido planejamento a tecnologia não é suficiente. Por isso, uma das dicas para otimizar essa solução no seu negócio é compreender qual inovação tecnológica de controle de acesso é indicada para cada perfil de cliente. 

Por exemplo, é necessário analisar qual modelo de portaria (remota/autônoma/híbrida) faz mais sentido para o empreendimento monitorado, adequando os recursos necessários para a modalidade escolhida. 

Assim como é essencial observar quais ferramentas são melhor aceitas pelos usuários (controle de acesso por biometria, por tag, liberação por aplicativo, reconhecimento facial, entre outros); e qual tecnologia consegue se adaptar às rotinas de fluxos próprias de cada espaço - é o caso de câmeras para ambientes com baixa iluminação, interfones, smart lockers, etc.

O grande diferencial de um controle de acesso eficiente nesse sentido, é estar atualizado frente às tecnologias, mas saber utilizá-las combinando a sua performance com o que o usuário precisa. 

 2) Desenvolva um protocolo de segurança colaborativa:

Para assegurar o uso adequado das tecnologias de controle de acesso, é essencial criar um protocolo de segurança colaborativa. 

Esse protocolo deve abranger pontos críticos, como portarias de pessoas e veículos, gerenciamento de correspondências e interação com profissionais do espaço, disseminando informações e condutas necessárias para que a solução funcione corretamente. 

A colaboração entre a empresa de monitoramento e os usuários é fundamental para que as práticas de monitoramento sejam seguras.

Certifique-se de que os usuários conhecem as regras e orientações e de que entendem a sua responsabilidade nesse processo. 

3) Garanta um treinamento contínuo dos profissionais:

A capacitação contínua dos profissionais envolvidos no controle de acesso é uma peça-chave para que a solução seja rentável.

Isso inclui uma gama variada de ações, desde os tradicionais treinamentos sobre o uso adequado das inovações digitais, aos aprendizados sobre os procedimentos de segurança e de comunicação eficaz. Profissionais bem treinados contribuem significativamente para a eficiência do sistema.

4) Conte com um software de gestão:

Garanta a adoção de um software de gestão que armazene de forma segura todos os registros e fluxos de movimentação de pessoas, veículos e correspondências do condomínio ou empreendimento.

A centralização dessas informações facilita o monitoramento e a análise de dados do negócio, permitindo que os gestores tomem decisões mais conscientes e fáticas.

➡️ Leia também: Software “de graça”? Nem sempre!

5) Pense no sistema de comunicação para gestão de relacionamento com o cliente

Ofereça um sistema de comunicação que permita aos usuários uma postura mais autônoma na gestão de entrada e saída do controle de acesso. 

Preocupe-se em viabilizar um esquema de propagação de informações e notificações importantes para o cliente de forma ágil - como por meio de um aplicativo de gestão, comunicação e notificações no smartphone.

6) Não bandone o planejamento de manutenções técnicas:

Adote um planejamento de manutenções técnicas para evitar obsolescência ou falhas nas ferramentas de controle de acesso. A manutenção regular garante a funcionalidade contínua do sistema, prevenindo problemas futuros.

7) Faça o mapeamento de indicadores do controle de acesso:

Realize o mapeamento dos indicadores do controle de acesso, incluindo o de visitantes  e prestadores de serviço mensal, identificação de horários de pico e outros dados relevantes para o empreendimento monitorado. Essa ação é capaz de fornecer insights valiosos para otimizar o sistema ao longo do tempo.

8) Elabore pesquisas de satisfação periódicas:

A satisfação do cliente é essencial para negócios de segurança eletrônica. Por isso, realize pesquisas periódicas para avaliar a eficácia da solução de controle de acesso pela perspectiva dessas personas, coletando feedback dos usuários que podem indicar quais ajustes são necessários para a operação ou quais procedimentos devem ser expandidos por darem certo. 

Manter um contato próximo ao cliente, tendo uma postura proativa para entender as suas dores, contribui para a fidelização e a reputação positiva da empresa.

_______________________________________

  • SCOND - líder em soluções que potencializam o seu controle de acesso em um só clique!

A SCOND é a principal referência em soluções tecnológicas para controle de acesso do mercado. 

Através de 5 recursos completos, permite que empresas de monitoramento possam aprimorar a sua operação, otimizando procedimentos e resultados. 

  • Portaria Autônoma® 4.0 - reduz em até 90% o número de atendimentos na central de monitoramento. 
  • Center - um hub de soluções integradas, com os principais players do mercado - PSIM, VMS, Interfone IP,, Controle de Acesso, Locker, entre outros. 
  • Aplicativo - uma plataforma completa de segurança, gestão e relacionamento.
  • BI - Business Intelligence - solução de análise de dados perfeita para empresas de segurança que oferecem Portaria Autônoma®, remota, virtual ou eletrônica. 
  • Locker -  também conhecido como caixa de correio inteligente, é uma inovação que traz comodidade aos moradores, uma vez que são notificados, via aplicativo, sobre a chegada da encomenda, e sem depender de terceiros para receber. 

Continue essa conversa com o time de especialistas da SCOND - a empresa de segurança B2B referência no desenvolvimento de produtos guiados pela tecnologia!

Dúvidas? Fale Conosco

Venha nos Visitar

Rua Belarmino José da Silva, 42, Sala 02
Ipiranga, São José/SC
CEP  88111-390

Ver Mapa