Notícias

Síndicos aproveitam temporada para realizar assembleia

Quarta, 11 Março 2015
COMPARTILHE Comentar
A A A

Para muitos criciumenses, o mês de janeiro é sinônimo de praia e da tranquilidade da vida próxima ao mar. Para veranear no litoral sul de Santa Catarina, os moradores da cidade e localidades próximas geralmente optam pela orla do Balneário Rincão, que fica a pouco mais de 20 km do centro de Criciúma.

O famoso balneário, que se emancipou e virou município em 2013, recebe os veranistas com uma boa estrutura turística, e condomínios à beira-mar que garantem uma excelente estadia na temporada.

E é nesta época que os condôminos se encontram, compartilham informações e tomam decisões importantes através da realização da assembleia anual, momento em que são discutidos o planejamento, as despesas, as reformas, as manutenções e outros fatores fundamentais para o bem-estar do condomínio.

No Edifício México, no centro do Balneário Rincão, a assembleia de 2015 foi programada para o dia 24 de janeiro. O síndico Nelson Feltrin destaca que a data foi escolhida por ser o período em que os proprietários, com a maioria de moradores de Criciúma, estão mais presentes.

Através do Software de Gestão para Condomínios SCOND, é possível realizar assembleias mistas. O Síndico cadastra com um prazo de antecedência todas as informações da Assembleia, itens de pauta, opções de voto, etc. e todos os Condôminos podem participar e votar. Automaticamente o SCOND gera uma procuração para que o voto seja válido no dia da Assembleia presencial.

Em pauta, está a eleição do novo síndico ou sua permanência na função, a prestação de contas e a decisão sobre reformas e prioridades para o ano.

“Janeiro é o mês mais propício, pois temos mais contato com os condôminos, o que resulta em uma participação maior nas decisões”, afirma. O prédio tem sete salas comerciais e 11 apartamentos, contando com apenas três moradores fixos durante o ano.

“Tudo é feito em prol do condomínio, para agregar valor ao imóvel, por isso priorizamos a época em que há maior presença na assembleia”, destaca Feltrin, que está há três anos na gestão do Edifício México, e também atua como síndico no prédio onde mora em Criciúma.

Segundo ele, a gestão na praia é diferente. No Rincão há um contato menor com os moradores, que se encontram mais no verão, quando todos querem descansar e tratar dos assuntos com mais tranquilidade.

Segundo o síndico, apenas quando é feita alguma reforma ou há alguma urgência que são convocadas reuniões em outros meses do ano. “É importante ouvir e contar com a opinião dos outros proprietários”, ressalta.

A dica é criar uma rotina

Reunir um bom número de participantes sempre é um desafio na hora da convocação da assembleia. Por isso, em condomínios de veraneio, programar a assembleia para o mês de janeiro é um método eficaz para garantir a presença dos proprietários.

O sócio e gerente administrativo da empresa administradora de condomínios Consucril, Rogério Panatta, destaca que uma interessante dica para convocar os condôminos é estabelecer uma data fixa para a assembleia, criando uma espécie de rotina.

“Em todos os prédios que administramos na praia, as assembleias são realizadas em janeiro, com a data prevista para o último fim de semana do mês”, explica.
E esta estratégia tem se tornado eficaz, garante Panatta. “Como se criou uma rotina, quem mora um pouco mais longe se programa para estar no prédio nesta época e poder participar”, completa.

Fonte:

www.scond.com.br/index.php/funcionalidades

http://condominiosc.com.br/2015/02/sindicos-aproveitam-temporada-para-realizar-assembleia

COMPARTILHE Comentar
A A A

Notícias Relacionadas

Comentários Facebook

Receba notícias exclusivas por e-mail