Portuguese
ptenes
Blog

Quadrilha furta apartamentos em condomínios de Florianópolis e São José

Terça, 26 Mai 2015 Terça, 26 Mai 2015
Compartilhe

O modo de agir, sem o uso de violência e com muita educação, facilitou a entrada de uma quadrilha que furtou apartamentos em pelo menos três condomínios em Florianópolis e São José na última semana. Nos casos em que a reportagem teve acesso, o grupo formado por dois homens e três mulheres agiu de modo parecido. Entraram pela portaria, com aval dos porteiros, vigilantes e moradores, se passando por interessados em comprar apartamento no prédio e tiveram tranquilidade para arrombar portas e cometer o furto de dinheiro, joias e objetos pequenos, saindo sem levantar suspeitas.

Leia mais notícias de Polícia na Grande Florianópolis

A quadrilha comete os assaltos à luz do dia, e a cara de pau é tanta, que os bandidos parecem não se importar com as câmeras de segurança. O alvo sempre são condomínios com mais de um bloco, onde circulam muitos moradores e prestadores de serviço. Os apartamentos escolhidos também estão sempre sem ninguém em casa. Nos três condomínios que a reportagem teve informação - um no Centro, outro no Itacorubi e outro no bairro Campinas, em São José - existem câmeras e vigilância humana.

Em um dos prédios furtados, primeiro uma senhora aparentando mais de 50 anos chega e se dirige até o vigilante. Ela diz que está esperando um corretor de imóveis, e aguarda na portaria o tempo todo com o celular na mão. Pouco tempo depois, um morador digitava a senha para abertura do portão, quando um casal se aproxima e puxa conversa. Eles entram junto com o morador, e passam pela portaria sem chamar a atenção do funcionário do prédio. Entram no elevador junto e saltam em um andar. Pouco tempo depois, a cena se repete, e um segundo casal entra da mesma maneira. Nas imagens das câmeras, é possível ver que a senhora que ficou na portaria digita no celular o tempo todo, e por muitas vezes puxa conversa com o vigilante, com o objetivo de tirar a atenção. Em cerca de meia hora os casais saem, e depois a senhora.

O contato entre os síndicos dos condomínios e a divulgação das imagens da ação do grupo no RBS Notícias do dia 19 de maio fez com que percebessem que o mesmo bando cometeu os atos. O síndico de um dos prédios, que prefere não se identificar, diz que já reforçou os procedimentos de segurança junto aos funcionários e alertou os moradores para que não permitam que ninguém entre junto.

Especialista alerta para segurança

Os três casos na mesma semana acenderam o alerta para este tipo de furto. O especialista em segurança e gerente comercial do GRUPO EMBRACON, Eduardo Carpes, explica que a segurança deve ser pensada de forma estratégica, com planejamento de integração de diversos itens, visando principalmente a prevenção:

— O ideal é que projeto de segurança seja pensado junto com a construção, mas é possível fazer correções, como por exemplo melhorar a iluminação, eliminação de barreiras que impedem a visibilidade. A tecnologia de câmeras, cercas elétricas, monitoramento deve ser dimensionada corretamente para que tenha utilidade efetiva, e a equipe de segurança deve ser de uma empresa especializada, com autorização da Polícia Federal — explicou.

Nos casos dos condomínios furtados, grande parte dos itens mencionados existiam, por isso o especialista explica que nada adianta um sistema de segurança integrado, se não forem criados procedimentos claros e que sejam criteriosamente cumpridos por todos — moradores, funcionários, prestadores de serviços, entregadores entre outros. 

SCOND - Software Online de Gestão para Condomínios

Com a utilização do Software Online de Gestão para Condomínios SCOND, os Condôminos passam a registrar e monitorar a entrada dos visitantes no Condomínio. Além do Condômino cadastrar e autorizar a entrada de uma visita pelo SCOND, seja um amigo, parente, faxineira, corretor de imóveis, etc. o Porteiro em tempo real acompanha e autoriza as entradas no Condomínio, tendo um aumento significativo na segurança do Condomínio.

Polícia ainda não identificou os suspeitos

Os furtos estão sendo investigados pelas delegacias das regiões onde ocorreram os delitos. O delegado Manoel Galeno, da Delegacia de Investigações Criminais de São José, diz que ainda não foi possível identificar os suspeitos pelas imagens das câmeras, mas segue investigando. Um inquérito também foi aberto na 1ª DP da Capital, e um dos investigadores disse que existe a suspeita que o grupo não seja de nacionalidade brasileira.

Quem tiver informações pode denunciar no 181.

Dicas de Segurança

— Ao chegar e sair do condomínio, fique atento à presença de estranhos nas imediações;
— Evite deixar portões abertos enquanto se despede de visitantes na portaria;
— Evite comentar assuntos de segurança do condomínio com outras pessoas estranhas ou não;
— Nunca deixe controles e chaves de portões e garagens no carro ou na portaria, pois podem ser furtados e utilizados para entrada de estranhos ao condomínio;
— Criar critérios para o controle de acesso de funcionários e prestadores de serviços;
— Adotar regras claras e rigorosas para atender visitantes, entregadores de encomendas, etc;
— Não permanecer em horários impróprios do lado de fora da portaria;
— Sempre manter a porta do apartamento fechada.

Fonte:
https://horadesantacatarina.clicrbs.com.br/sc/noticia/2015/05/quadrilha-furta-apartamentos-em-condominios-de-florianopolis-e-sao-jose-4768053.html
https://www.scond.com.br/index.php/funcionalidades

Dúvidas? Fale Conosco

Venha nos Visitar

Rua Belarmino José da Silva, 42, Sala 02
Ipiranga, São José/SC
CEP  88111-390

Ver Mapa