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Guia: o potencial do business intelligence para segurança eletrônica

Quinta, 20 Julho 2023 Quinta, 20 Julho 2023
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Você realmente sabe o que é business intelligence para segurança eletrônica? 

De acordo com o Mapa de Empresas, elaborado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), o Brasil registrou o fechamento de 1.695.763 de empreendimentos em 2022. 

Desse número, a parcela de empresas que representava o setor de segurança eletrônica encerrou suas atividades por um desafio em comum: a falta de inteligência de dados nas suas rotinas. 

Quando a equipe tem a sensação de que produz e não tem resultados, ou quando os gestores não sabem os reais números por trás da sua operação há um sinalizador claro de que o negócio está na zona de perigo. 

Nesse cenário, cada vez mais competitivo e mais tecnológico, não existe outra alternativa se não a de trabalhar com soluções de BI para entender como aplicar o potencial transformador dos dados a seu favor. 

Por isso, neste Guia de Business Intelligence para segurança eletrônica separamos tudo o que você precisa saber para implementar a ferramenta na sua organização e garantir a vantagem competitiva mais valorizada no mercado: experiência do cliente otimizada. 

Você vai ler por aqui: 

  • O que é BI para segurança eletrônica
  • Benefícios do BI 
  • BI para controle de acesso - Portaria Autônoma e Portaria Remota 
  • Como implementar BI na sua empresa de segurança eletrônica

BI - O SOFTWARE PARA SUA CENTRAL DE MONITORAMENTO

O que é Business Intelligence para segurança eletrônica? 

O conceito de business intelligence para a segurança eletrônica assume uma abrangência importante para além da apresentação de gráficos e painéis sem utilidade. 
Em linhas gerais, BI significa ter acesso a um sistema de gestão para portarias de excelência, sendo uma ferramenta tão importante quanto um software de monitoramento. 
Ao implementar uma solução de BI, as empresas de segurança eletrônica otimizam a transparência e a precisão da operação do negócio, pois compreendem todas as informações relacionadas a sua jornada de atendimento ao cliente. 
A plataforma de BI é integrada aos demais softwares utilizados na organização, transformando em indicadores os dados captados em tempo real dessas ferramentas, é o caso, por exemplo, do TMA (tempo médio de atendimento), TMR (tempo médio de resposta) e o TMT (tempo médio total).
As informações são dispostas em dashboards com layout amigável, permitindo aos tomadores de decisão e gestores das empresas uma compreensão adequada sobre quais metas devem guiar o negócio, quais pontos da operação demandam melhorias e quais são os de destaque. 
O termo também pode ser traduzido como inteligência de negócios, ou inteligência empresarial. Isso significa dizer que é um método que visa ajudar as empresas a tomar as decisões de forma ainda mais inteligentes ao mensurar, decodificar e informar os verdadeiros números por trás de cada ação da empresa e dos funcionários.  

Benefícios do BI para segurança eletrônica

O business intelligence para segurança eletrônica é uma plataforma de inteligência artificial capaz de refletir em diversas vantagens, como: 

1) Compreensão integral dos dados da operação

O BI coleta dados e informações da operação dos serviços de segurança eletrônica, como os de portaria remota, por exemplo, apontando números relevantes, como:
  • tempo que os operadores levam para atender os eventos de interfone;
  • quantos eventos de interfones a empresa atendeu nas últimas 12 horas;
  • quais clientes demandam mais atendimentos para a operação;
  • quais são os melhores operadores;
  • quais os picos de atendimentos durante o dia, semana e mês;
  • quantas previsões de visitas estão sendo feitas, diminuindo o número de atendimentos;
  • se a empresa está entre a média nacional de atendimento.
  • dentre outros. 

Ter acesso a esse tipo de conteúdo direciona as estratégias da empresa em diversos sentidos: no de pessoal (qual operador é mais produtivo, quando ocorre baixa produtividade, etc), no de investimento em tecnologias auxiliares (quando uma ferramenta não performa bem, qual recurso potencializaria o que uma tecnologia oferece), naquele de demanda por ampliação dos serviços (qual parte da operação é mais demandada pelos consumidores), etc. 

2) As decisões se tornam analíticas 

Com a implementação de BI os gestores passam a tomar decisões guiadas por dados reais e não mais por sentimentos, métricas de vaidade, ou pelo cruzamento de informações inadequadas. 

3) Há o acesso a relatórios de valor agregado:

A solução de BI tem como diferencial a geração de relatórios com os dados compilados e interpretados do negócio de segurança. 
Dessa forma, fica mais fácil entender os números da empresa e ter insights sobre como melhorar a operação.
Além disso, essa funcionalidade representa um ótimo argumento de venda, uma vez que as empresas de segurança eletrônica podem oferecê-la como benefício de seu serviço, propondo a entrega de um relatório completo da operação e do serviço prestado. 

4) Otimiza a operação por completo

Através do BI a empresa de segurança eletrônica mapeia todo o seu funcionamento. 
Com isso, o gestor acompanha o desenvolvimento de cada etapa do serviço em tempo real, inclusive aquelas relacionadas ao desempenho de operadores. 
Assim, há mais transparência e produtividade na entrega do serviço e uma consequente otimização da operação. 

5) Reduz custos 

Quando se sabe onde, quando e no que investir, obviamente, se gasta menos. 

Os dados revelam com clareza quais são os pontos que requerem melhoria e mais recursos para reverter uma “situação-problema”. 

Paralelamente a isso, as informações dos dados também são capazes de indicar tendências de consumo dos clientes  e permitem ao negócio a adoção de uma postura preditiva, agindo com antecedência e não de forma reativa. 
Leia mais: Da experiência de quem já conhece, entenda os benefícios do BI

BI para Portaria Remota e Autônoma®  

Com o crescimento acelerado, as empresas que oferecem Portaria Autônoma®  ou remonta precisam se adaptar continuamente para manter a qualidade nos atendimentos com seus clientes.

Através do Business Intelligence para esses serviços de controle de acesso isso é possível, pois, o gestor desses negócios tem acesso a informações preciosas que afastam os tradicionais achismos do setor e dão agilidade às empresas. É o caso de: 

  • Número de Atendimentos por Condomínio (Qual condomínio traz mais atendimento para a empresa? O que é cobrado de cada um deles está adequado ao tipo de demanda que apresentam?).
  • Tempo Médio do 1º Atendimento (TMA);  Tempo Médio de Resposta (TMR); Tempo Médio Total (TMT) (O tempo da operação está adequado à média das demais empresas no mercado?)
  • Total de Atendimentos de Interfone; Dados sobre o pico de atendimento (Há equipe suficiente neste horário? É necessário investir em mais pessoal ou distribuir os horários de forma mais estratégica?). 
  • Dia do mês e da semana com mais atendimentos (Melhoria do gerenciamento do controle de acesso através de uma postura de prevenção, a qual já sabe a rotina dos condomínios).
  • Performance de time (Quais são os melhores operadores?)

BI de Portaria Remota e Autônoma | SCOND

Como implementar BI na sua empresa de segurança eletrônica?

O primeiro passo para implementar Business Intelligence na segurança eletrônica é encontrar o melhor fornecedor dessa tecnologia. 

Afinal, o software BI precisa garantir integração com as demais ferramentas da empresa, ter um dashboard responsivo, intuitivo e que permita a compreensão dos dados pelos gestores. 

No BI da SCOND, líder em soluções de tecnologia para o setor de segurança, os DADOS são considerados um dos elementos mais significativos para empresas que desejam ter alta eficiência operacional, índices mais altos de satisfação do cliente e maiores lucros.

A plataforma garante o acesso a um dashboard que indica:

  • tempo que seus operadores levam para atender os eventos de interfone;
  • quantos eventos de interfones a sua empresa atendeu nas últimas 12 horas;
  • quais clientes demandam mais atendimentos para a sua operação;
  • quais são os seus melhores operadores;
  • quais os picos de atendimentos durante o dia, semana e mês;
  • quantas previsões de visitas estão sendo feitas, diminuindo o número de atendimentos;
  • se a sua empresa está entre a média nacional de atendimento.
  • acesso a relatórios de cada condomínio, otimizando o relacionamento com cliente.

Investir nessa apresentação de dados demonstra que a empresa tem um olhar atento para o que ocorre diariamente em sua operação - e isso é exatamente o que clientes de uma empresa de segurança esperam: sentir que estão sendo cuidados.

Implemente agora o BI da SCOND para otimizar a eficiência da sua operação! 

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